A crítica ao loteamento político desenfreado dos cargos federais foi um ponto que repisei bastante na última campanha eleitoral. A necessidade de alianças para obter maioria parlamentar acabou gerando no Brasil um desdobramento nefasto: a partilha da máquina estatal por grupos políticos interessados apenas em se servir dela, e não em servir ao povo.

O caso do Ministério do Esporte foi o mais recente e emblemático. Dia após dia, as notícias brotaram, trazendo exemplos de iniciativas nas áreas que receberam o dinheiro, mas nada fizeram. Ou fizeram muito menos do que os recursos permitiriam fazer.

O problema não é monopólio de um partido ou de uma orientação ideológica. Da direita à esquerda, passando pelo centro e também por quem não chega a ter ideologia, a coisa se repete como um script pré-ensaiado. A turma instala-se na máquina e passa a ordenhá-la em benefício próprio.

A versão supostamente benigna diz que é para turbinar campanhas eleitorais, mas será legítimo desconfiar. É provável, como, aliás, o noticiário também começou a mostrar, que os desvios de conduta estejam a abastecer o patrimônio privado dos envolvidos. Ou, então, talvez estejamos diante de um modelo misto. Uma parte para a legenda e outra para quem coloca a mão na massa.

Mas, se o problema não está localizado numa sigla, ou num ponto do espectro ideológico, onde estará? A resposta é simples: na atitude de quem governa. As pressões são parte da política, mas ceder a elas e dar até o mau exemplo não é uma fatalidade. O governante tem margem de escolha, pode fazer ou não fazer. O partido pedir um ministério “de porteira fechada” é do jogo, mas quem governa deve ter força e convicções para conseguir dizer “não”. E vejam bem: daria na mesma se, em vez da porteira fechada para um partido, se dividisse cada ministério ou empresa estatal entre vários partidos e subgrupos, como, aliás, é feito na Petrobrás e na área elétrica do governo.

O presidencialismo de coalizão não é fenômeno recente no Brasil. Foi suspenso durante o regime militar e voltou com força plena desde a redemocratização, especialmente depois da Constituinte. A pulverização partidária obriga. Mas, infelizmente, os últimos anos mostram que o sistema degenerou, degradou-se por força de circunstâncias político-policiais. Especialmente no governo anterior a este, período no qual governabilidade acabou se tornando sinônimo de reunir apoio para abafar escândalos.

Mas a nova presidente não estava obrigada a prosseguir na mesma toada. E para alguns, o início do governo parecia começar a acenar com uma diferença. Houve quem apostasse num esforço para promover cirurgias em pontos críticos da máquina, drenar abcessos, acabar com a “porteira fechada”. Segundo os portadores dessa boa vontade, isso seria natural, pois a presidente precisava mostrar capacidade de comando, alguma ascendência sobre uma administração praticamente organizada pelo antecessor.

Mas, agora, no caso do Ministério do Esporte, evidenciou-se a fraqueza dessa tese. Precisou o STF agir para que o Planalto se mexesse. Talvez não estivesse convencido das vantagens do trade-off na relação com um velho aliado, flagrado em meio a todo tipo de malfeitoria. E ia cedendo à tentação dos panos quentes, que não resolve problema nenhum.

O STF acabou ajudando o governo. Um mau desfecho para a crise no Esporte representaria a renúncia definitiva da presidente da República à ideia da “faxina”, que tão útil tem sido para implantar uma marca. E teria sido assim, não fosse o tribunal. No mundo político os limites da presumida “faxina” presidencial são bem conhecidos, mas, agora, tratar-se-ia de escancará-los ao grande público.

Mais grave, porém, seriam as consequências no médio e no longo prazo. As diversas facções e grupos instalados na máquina olhariam a coisa como uma senha para a impunidade. Construa uma blindagem formal, e seu feudo político estará protegido. Fale grosso e sobreviverá, independentemente do que você fez. O resultado seria acelerar a degeneração.

O governo Dilma Rousseff está numa encruzilhada, num daqueles pontos onde as coisas se definem para o futuro. Ou mostra que tem força para fazer as coisas acontecer na administração e para continuar dissecando os abscessos – e, portanto, sinaliza que está no controle da situação – ou acaba abrindo um período de vale-tudo. Perto do qual o que vimos até agora parecerá brincadeira de criança.

A política é relação de forças e não admite o vácuo. Ou a presidente manda no governo dela, ou saberemos que alguém está a mandar.

Veja todos os posts do joseserra

Comentários

  • tbem com aquela base ALIADA?????e com uma oposiçao pequena e meio (( alguns)desafinados?????/esse pais ta engatinhando precisa sair correndo pra tirar a dif/ tenha um bom dia................

    albina maria joao 31/10/2011 às 10:53
  • Bom dia Serra,

    Perfeito! Concordo com cada palavra sua!
    É muito bom começar a semana lendo um texto que exprime exatamente o que eu penso. Saber que você compartilha os meus sentimentos e opiniões em relação a esse pesadelo que estamos vivendo, torna o fardo mais leve!
    Um grande abraço e uma excelente semana

    Claudia Bistão 31/10/2011 às 11:21
  • "O governo Dilma Rousseff está numa encruzilhada(...)Ou mostra que tem força para fazer as coisas acontecer na administração e para continuar dissecando os abscessos(...)Perto do qual o que vimos até agora parecerá brincadeira de criança." Texto que mostra a situação do Governo atual. Estamos emaranhados sem saber qual rumo tomar.Pena que contribui p/ que isto fosse possível. Dilma faz parte de um projeto que jamais dará bons resultados.Abraços ao pensador José Serra.

    Irislene 31/10/2011 às 11:57
  • Quantos escandalos ainda estão para vir a tona? Triste ver que a Sociedade ainda não acordou para os fatos. Será que teremos de usar a violencia para acabarmos de vez com esta bandalheira. Espero que as Leis sejam cumpridas e que todos os envolvidos em atos desta natureza seja banido da politica e serviço publico mas com o dinheiro devolvido aos cofres publico ai sim passaremos este pais a limpo.
    Grato pos suas sábias palavras e espero que ajude a todos que querem um Brasil melhor a se mobilizarem.

    Mauro Chaves 31/10/2011 às 12:13
  • Parabéns pela ótima reflexão! Isso que acontece nos governos é consequência da ausência da liderança verdadeira centrada em princípios. Quem governa, apenas chefia ou comanda, mas dificilmente lidera. Se fizesse uso dos princípios da liderança eficaz, que interessam ao País e ao mundo em geral, os resultados seriam bem diferentes. Fica difícil separar o joio do trigo. Quem não tem clareza de visão e valores corretos, quem deixa que o interesse pessoal prevaleça diante do interesse maior - coletivo, quem vive no paradigma do "eu" e não no do "nós", quem não tem grandeza humana, quem age sempre como egoísta, tem imensa dificuldade de decidir correto...Peter Drucker, dizia: "não há países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O que há são aqueles que sabem liderar e administrar seus diversos recursos e os que ainda não sabem" (ou não querem). Quando haverá sustentabilidade (econômica, social e ambiental) neste País? Jamais! Com esse modelo reinante, melhora alguma coisa, pois a economia é forte, mas o restante deixa a desejar. Falta muito! Falta eficácia pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional. Sem isto, não tem equilíbrio social...Continuaremos a ser o País dos sem teto, sem terra, sem educação, sem saúde, sem segurança, sem estradas - seguras, confortáveis e de economia de operação... Será que também somos o País dos sem cabeça? Até quando?

    Edinaldo Marques 31/10/2011 às 12:24
  • Concordo plenamente com tudo o que voce escreveu porem o que mais me deixa indignada é que apesar de todo o barulho que se segue a um escandalo é sempre a mesma coisa. Nada acontece com aqueles que os provocaram. A coisa cai no esquecimento. O que podemos fazer para que essas falcatruas sejam punidas? Sabemos que ninguem quer delatar ninguem porque todos tem o "rabo preso" de alguma maneira.Esse guarda só denunciou porque teve que pagar e não se conformou pois sabia que haviam muitos e muitos outros em situação muito mais privilegiada que ele. Porque ele iria pagar sozinho? Tenho certeza que nossa politica é PODRE. Como fazer para nos livrarmos disso?: Por favor Serra nos dê uma luz.

    Marlene Castello 31/10/2011 às 12:35
  • Sinceramente a política brasileira somente pinta o sete. Ultimamente não estamos vendo e ouvindo nada além de escândalos no governo. Mas se o prefeito de Campinas foi cassado, porque os brasileiros não fazem valer os seus direitos também no Planalto?

    Adriana 31/10/2011 às 12:35
  • Concordo com seu ponto de vista e acrescento que, se não haver uma posição firme da Presidente, todos os órgãos federais deixarão de cumprir suas finalidades para se voltarem ao "trabalho" de eleger, sempre, os seus interesses monetários particulares.
    Continue com suas análises, de leitura prazerosa.Um abraço

    Braulio Gutheil 31/10/2011 às 12:38
  • É desanimador. Sinto falta de uma oposição mais vigorosa, mais consistente e coerente. Creio que o temor de que "bater" num governo tão simpático à opinião pública poderia ser um tiro no pé não procede, se o discurso for claro, didático, consequente. Os fatos estão se sucedendo, o quadro político está se modificando com os últimos acontecimentos.

    ana almeida 31/10/2011 às 13:02
  • O governo gastou anos e mais anos para criar a Lei 8666/93, que reza sobre licitações. Esta lei moralizou e muito o processo de compras dos governos.

    Contudo criaram as ONG's que parece ser um forma dar dinheiro sem nenhuma reponsabilidade. Acho que todo dinheiro que sai do governo deveria ser regido pela lei de licitações ou algo parecido.

    Alexandre Censi 31/10/2011 às 13:17
  • Precisamos urgente de uma oposição consitente! PSDB, DEM, PPS, não estão fazendo uma oposição dura, precisam se espelha no PT quando era oposição, não igual à eles, que eram reacionários, mas sim com a marcação cerrada que faziam. Temos bons oradores nesse partidos, botem a boca no trombone, façam barulho, arregacem as mangas e mostrem as mazelas desses partidos oportunistas e fisiológicos.

    Elizabeth 31/10/2011 às 14:17
  • Caro José Serra:
    É um prazer muito grande, saber que alguém, e alguém do seu nível, partilha desta minha ótica. Com o 6º escândalo, e este resolvido pelo STF, nos deixa estarrecidos, e sabedores que a propalada faxina é coisa de fachada. Creio com tristeza que este será igual, ao governo que o antecedeu.

    Alvaro Vaz Sampaio 31/10/2011 às 14:43
  • Tudo seria simplificado com o voto facultativo, porque quem elege a CORRUPÇÃO é também CORRUPTO. Temos de mudar o enfoque, transformar a federação como acentuava Mílton Santos. Ela necessita de injeção popular, não pode mais ser administrada por corruptos.Se temos 85 impostos é porque nos calamos; na monarquia havia apenas 15 e davam para todas as despesas ofriciais. Federação não produz nada, apenas gasta, enquanto os municípios sofrem uma perseguição implacável.

    Waldemar Paioli 31/10/2011 às 15:17
  • Gostária Muito Que alguem do PSDB NOS AJUDASSE RESOLVER UM PROBLEMINHA NO DESTRITO DO GRAJAÚ É UMA RUA QUE( TEM COMEÇO) ( TEM FIM ) E NAO ( TEM OMEIO ) JÁ VIU ISSO É SÓ ACESSAR MEU BLOG

    paulo ferreira do nascimento 31/10/2011 às 15:23
  • De fato, a conta da campanha eleitoral chega algum dia, e no caso esta cada vez mais cara, tanto que já não se conseguem mais esconder a sujeira para debaixo de algum tapete.
    Evidente que os famosos cabides de emprego já encontram-se extremamente lotados, e com isso os escandalos começam a aparecer, aos montes.
    Sábios aqueles que já sabiam deste assunto antes mesmo de ele acontecer, não havia mais como o governo petista prosseguir no comando sem negociar cargos e ministérios com outros partidos, nosso vice presidente atual que o diga. (será ele o próximo a cair?)

    Davi Balsas 31/10/2011 às 15:43
  • Grande José Serra, Grande esperança!
    Enquanto se estabelecem mecanismos de desvio de dinheiro publico, acumulam as necessidades do pais nos
    hospitais, nas estradas que estão matando, abusam do discurso da mentira, e o tempo passa... tempo perdido.
    Muito bom seu artigo.

    Luiz Felipe 31/10/2011 às 15:47
  • Acompanho o PSDB desde a 1.a eleição de FHC. Tive muitas alegrias em ver os ministros, os governadores, Prefeitos e Deputados lutando e combatendo as idéias do PT. Agora o que vejo é o que não consigo enxergar, o PSDB parece que entregou os pontos. O momento nunca será tão propício a embates, mostrar a nós eleitores a real intenção destes depiladores de instituições, de moral, de familia e de religião. Ainda vejo Arthur Virgilio batendo dentro de suas limitações, além dele não vejo outros.
    Pelo amor de Deus o que está acontecendo com a oposição.

    Antonio Candido de Oliveira Filho 31/10/2011 às 15:54
  • Olá Serra! É muito bom receber suas considerações sempre muito ponderadas sobre os assuntos que mais nos atormentam. Pena que seus companheiros de partido vivam se escondendo e permitindo que a oposição vire chacota por sua tibieza. Continue assim, posicionando-se firmemente contra esse estado de coisas lamentáveis propiciadas pelo governo reincidente.
    Quanto à "encruzilhada", não consigo ver desse modo, pois a presidente fez parte no governo anterior e as medidas adotadas à época são as mesmas, istó é, nenhuma, vide o caso Erenice.
    OK. Adiante.

    Elio Brugugnoli 31/10/2011 às 15:57
  • Prezado Serra
    Acho que a oposição tem uma grande responsabilidade na atual situação. Com raras exceçoes como Alvaro Dias, Agripino Maia, Demostenes Torres e Arthur Virgilio, voces fizeram uma oposição frouxa, mesmo diante de tantas lambanças do governo Lula, voces deixaram a coisa correr frouxa. Negaram o passado, esconderam o FHC, e se calaram diante dos rotulos de entreguistas e privatarias; ou seja vestiram a carapuça.
    Serra, não dá pra ficar em cima do muro.
    Assumam uma oposição com força e compromisso, para com este lero-lero.

    Allan Nielsen 31/10/2011 às 16:00
  • Engraçado o maior partido politico do pais tem a situaçao politica na mao, e nao tem candidato proprio a presidencia nao tem capacidade de agir, para pelo menos mostrar sua competencia, nossa gente quanto politico imcopetente dentro desse governo

    Paulo Henrique 31/10/2011 às 16:01
  • Mais um artigo que tenho o prazer de ler e ver que ainda nois resta uma esperança. Quando a POPULAÇÃO terá acesso a essas informações? Será através da TV no horário do Partido ou o Senhor vai de Cidade à Cidade levando essas e outras REFLEXÕES ao povão?

    Margareth azevedo

    Margareth Azevedo da Silva 31/10/2011 às 16:01
  • Concordo com vosso comentário, mas oque esperar de um governo que tem sua Base aliada formada por um grupo de partidos que em sua grande maioria vive e sempre viveu do dinheiro público, misturando o público com o privado. Todos sabiam do desejo deles em se perpetuarem no poder, a ponto de o próprio Lula vir a público pedir com veemência o fim das oposições e graças a Deus ainda existem pessoas que não estão sob efeito do ópio petista e elegeram um grupo de Deputados, Senadores e Governadores da oposição, mas infelizmente alguns deses eleitos estão virando a casaca e indo para partidos mais afilados com o Governo. Por isso que precisamos urgentemente nos mobilizarmos para uma campanha nacional para que se torne a Corrupção Crime Hediondo e o senhor deveria ser um dos líderes desse movimento.

    Luiz Carlos dos Santos 31/10/2011 às 16:06
  • Chegamos ao fundo do poço. A "bandidagem" já tomou conta de todas as esferas. Hoje o descrédito é tanto que milícia põe deputado pra correr do país. A institucionalização da corrupção e bagunça deveu-se a um governo incompetente que só utilizou os cofres públicos para favorecer a sí e seus pares nesses 9 anos. Competência e comprometimento com o país, nenhum. Estamos vivendo num pais do avesso, até quando! Não sei. O Brasil só vai pra frente qdo houver uma mudança estrutural em todos setores, principalmente na política. Não adianta remendar aqui e alí se as bases estão podres. Ainda há esperança de que apareça alguém com coragem e desbanque essas hienas que se acham donos.

    rosângela 31/10/2011 às 16:06
  • Nada mais correto do que tudo isto que o Sr. diz.
    Estou em campanha p/ Voto Facultativo e p/ Voto Distrital.
    Com mais seriedade dos políticos e vigilância do Eleitor!
    Boa sorte, José Serra.
    Abraços!

    José Pereira 31/10/2011 às 16:07
  • Parabéns ao governador Serra que, a despeito da 'patrulha ideológica' continua se colocando gravemente contra os desmandos e escândalos desse governo. Pena que lhe falte um partido à altura governador. O PSDB está patinando nas suas próprias dúvidas e fraquezas. Gostaria de vê-lo no PPS, ao lado de Roberto Freire. Um forte abraço!

    Guilherme Silveira 31/10/2011 às 16:13
  • Serra, muito bem dito. É isso aí. As áreas do governo viraram feudos e capitanais hereditárias, em que o sucessor é sempre o companheiro do que caiu pelos mal feitos, perpetuando assim os mal feitos. A administração direta, autárquica e fundacional virou uma zona de exclusão em que os recursos públicos são usados para benefícios privados e não para prestar serviços públicos. Não deveria ser assim, mas foi esse o esquema que o governo Lula (e agora Dilma) arranjou após o mensalão para garantir a "governabilidade" e se perpetuar no poder.

    Paulo 31/10/2011 às 16:14
  • Uma pergunta. Se a corrupção que esta acontecendo fosse no governo de FHC ou outro governo que nao este, como agiria a oposiçao? Será que PSDB, DEM, PPS E OUTROS não sabem ser oposição? tem medo ou "rabo preso"? Mais uma pergunta? Quem(ELA?) colocou esta camarilha no poder não sabia? Se não sabia é incopetente era ministra da casa civil. Sujou o Planalto com este bando e agora quer passar uma imagem de chefe durona e de faxineira.

    João Luiz 31/10/2011 às 16:14
  • Serra, eu mudaria o título do seu artigo, embora concorde com o texto totalmente. perfeita a sua analise. Só não concordo com o título está na encruzilhada. Não. Na encruzilhada é quando paramos para pensar e tomar a direção correta (ou não). Os que estão provisoriamente no pudÊ , esses já definiram o caminho errado a seguir. O discurso da Posse do novo (velho) não mudou em nada.Pensei que fosse canonização de um santo novo.E ainda usaram o Rei como pano de Fundo.

    jorge lucio de moraes 31/10/2011 às 16:18
  • EU NUNCA ACREDITEI NA TURMA DOS ALOPRADOS...

    José Carlos de Oliveira 31/10/2011 às 16:20
  • Excelente texto, de fato estamos num governo de encruzilhadas e corrupções. Em apenas um ano ministros com histórico nada positivo como Antonio Palocci, assumiram seus cargos no governo e foram afastados. O mais recente caso de desvio também envolvendo o programa Minha Casa Minha Vida, apresentado no Fantástico. Precisamos nos tornar melhor na ação de opositores ao governo Dilma Roussef, publicar mais e-mails informando a população dos escândalos envolvendo a atual adminstração. Estou acompanhando o site José Serra e coloco meu total apoio nessa causa, devemos ir contra a corrupção e lutar por pessoas inteligentes e capacitadas para assumir um governo de um paós com tanta potencialidade.
    Parabéns José Serra, digamos sempre não a corrupção.

    Rafael 31/10/2011 às 16:20
  • Muito bem. Essa é a visão de muitos hoje, ou muda o sistema ou vai degringola e o resutado séra para todos nós como uma bomba, só Deus tem misericordia.

    Roberto 31/10/2011 às 16:23
  • Já havia corrupção em outros governos, claro, nada no entanto do tamanho em que está. Do faxineiro ao presidente. Todos se sentem confortáveis em tirar uma fatia do suado imposto pago pelos brasileiros, considerando que a prática vem dos dirigentes do país e, quando são apanhados, os próprio querem acobertar o envolvido em nome da tal da governabilidade. Mal parados.

    Euzir Baggio 31/10/2011 às 16:25
  • Para mim caro Governador Serra, desde o primeiro dia do governo da presidente Dilma, eu já sabia quem mandava e dava as ordens importantes no planalto. Pelo projeto de poder do Lula, ele já governou diretamente oito anos, os próximos quatro continuará governando na base do grito e do recado, e pretende voltar a ocupar o palácio, em Brasília a partir de 1º de janeiro de 2015.

    Francisco Arruda Pontes 31/10/2011 às 16:27
  • Boa Tarde ! a todos concordo plenamente com o texto e com os comentarios que estão sendo feito e acrecento mais que deste governo eu espero sempre o pior pois não vejo autoridade moral desta presidente pois quando ela era a mae do PAC o que se vil foi quebra de sigilo bancario e fiscal de varias pessoas e sem autorização judicial e não vi da parte de dela e do seu antecessou nem uma ação mais dura contra os malfeitores por isso não acredito nela e nem nos seus aceclas esta e a minha opinião obrigado.

    João Ferreira de Lima 31/10/2011 às 16:38
  • Boa Tarde Serra,
    Gostaria de agradecer seu empenho pelo Brasil, tive a honra de estar em contato com o senhor na época da campanha, quando o senhor palestrou para os medico em Natal/RN, passando a admira-lo ainda mais, sua clareza de ideias, gentileza e visão enaltecem o Brasil, por favor, continue conosco.

    Andrea Maia 31/10/2011 às 16:40
  • Realmente estamos numa fase em nosso país, quando a ética simplesmente não existe no governo, em todos os níveis. A moça que trabalha aqui em casa conseguiu alugar um apartamento do Minha Casa Minha Vida, a proprietária tem mais um alugado e quer conseguir um terceiro em outra comunidade, disse que é um "bom investimento"... Deve ser de alguma ONG ou associação comunitária. O Enem - que minha enteada prestou recentemente - é essa vergonha. Meu padrasto foi internado em hospital público no Rio e ficamos enojados com as condições de higiene de lá. A corrupção faz isso - destrói a vida das pessoas, os sonhos. Não é um problema distante, lá em Brasília, está aqui, na nossa cara, roubando a educação, a saúde, a segurança, o transporte, a moradia pelos quais pagamos com nossos impostos.

    Roberta 31/10/2011 às 16:42
  • Caro Serra

    Na realidade, institucionalizaram a corrupção no Brasil de Lula! Parece-me que o povo está acordando para esta situação, basta ver o resultado das urnas quando o caro correligionario alcançou um expressivo percentual de votos na classe pobre, equivocadamente chamada de eleitores de Lula. Seja em que classe for, o povo está ficando cada vez mais politizado e isso nos traz esperanças para as proximas eleições.
    Saudações Tucanas
    Erasmo. Paracatu-MG.

    Erasmo Silva Neiva 31/10/2011 às 16:44
  • Penso que ela e/ou eles nem deveriam ter chegado onde chegaram! E isso só aconteceu porque "pensamos e agimos" exatamente assim, sem excrúpulos, mesmo! Cometemos falcatruas e fazemos negociatas, o tempo todo! A questão dos Laranjas? Aqui em SCS -RS - sei de muitos casos! Então, teríamos que recomeçar com a busca de valores essenciais e imutáveis, como a Honradez, a Verdade, a Honestidade e outros tantos mais, que faltam em nosso comportamento diário. Conversando com as pessoas, tenho visto crescer o descrédito em partidos políticos e nos próprios políticos! Mas, não sei até onde chegariam os efeitos desta perda de fé. Será que nas próximas eleições elas deixarão de votar? Isso seria, no meu entender, o caos! Sim! Porque os petistas não deixarão! O Gov. da Dilma está numa encruzilhada por que ela própria é insegura e como um "embuste" foi plantada para continuarem com as reformas estruturais que estão a levar nosso Brasil à Ditadura Populista! Tudo o mais é circo que distrai os incautos! Fico ESTARRECIDA, com todos os Projetos de Lei que estão nas pautas da Camara e do Senado, sendo modificados em sutís artigos e emendas. Meu Deus! E quem está a ver isto? Quando darão um basta nisto? Quando for tarde demais? O que é que falta para um I M P E A C H E M E T ??? A quem podemos apelar? Um verdadeiro administrador público, faz vistorias em horas incertas, para ver se os bens e serviços funcionam, ( disso o Sr. é sabedor por experiência), e não fica a dizer que não sabe de nada!

    Maria Ivete Becker 31/10/2011 às 16:59
  • CARO SERRA: AQUELE DESGOVERNO VIROU UM PASTO COM DIVERSAS DIVISÕES ONDE CADA VOTO COOPTADO PARA O GOVERNO VALE OU POUCO OU ALGUMA COISA (FALCATRUA) QUE VAI FAZER FALTA NO BOLSO DO BRASILEIRO, A REPRESENTATIVIDADE DA OPOSIÇÃO NO CONGRESSO NÃO ESTÁ FAZENDO O NECESSÁRIO APESAR DE ESTARMOS LUTANDO NA BASE DE 5 POR 1 PORÉM A SUA PRESENÇA A DE FHC E ENFIM A DE TODOS OS GRANDES OPOSITORES ABRINDO SUAS MALAS E MOSTRANDO A FERRAMENTA ESTA FAZENDO MUITA FALTA, ATENTE PARA ESTE DETALHE!

    tarcisio de oliveira e souza junior 31/10/2011 às 17:00
  • Zé Serra, está no ponto o comentário, mas não me parece estar ajudando muito à aglutinação da oposição.
    A oposição parlamentar, desde o primeiro goveno desses, na sua ótima definição, bolcheviques sem utopia, não consegue oferecer ao eleitorado uma alternativa plausível que aglutine e entusiasme, desgraçadamente eleitorados precisam estusiasmar-se e, quem está na oposição ao intervencionismo governamental excessivo, ao estatismo, à complacência com a partidarização do governo e aos maus usos do dinheiro público, com o ressentimento anti americano e, fundamentalmente, com a AMBIVALÊNCIA em relação à democracia e ao estado de direito desse grupo no poder está sem representação no parlamento.Fazer oposição é difícil. Mas voces precisam encontrar o tom. É a imprensa quem está fiscalizando o governo. Se a imprensa consegue a oposição parlamentar tem o dever de conseguir Um abraço, Fernando Ferreira

    Fernando Ferreira 31/10/2011 às 17:04
  • O povo fala, fala mais não agi, por muito menos colocamos collor fora , por que não fazemos o mesmo? Acho que é hora de agirmos não dar mais para esperar, e esperar o que? Mais e mais falcatrua, até o programa minha casa tem falcatrua, o Enem tem falcatrua não aguento mais... Precisamos é agir. Acorda brasil... Serra nós precisamos de vc, vc tem visão de Aguiar

    Wal 31/10/2011 às 17:07
  • excelente o artigo. Mas novamente nos faz lembrar que somente com a pressão da sociedade as coisas irão mudar. Falta oposiçao. Hoje a única oposiçao no Brasil é a imprensa. Os homens de bens precisam começar a se manifestar.

    Antonio Felippe 31/10/2011 às 17:09
  • Suas colocações foram perfeitas, mas não devemos esquecer, que o povo só fica sabendo dessas falcatruas, através da imprensa, onde gostaria de elogiar a Editora Abril, sobre as edições da Revista Veja, e também do Jornal Estadão.

    Eduardo Iezzi 31/10/2011 às 17:11
  • Você esteve aqui em Pará de Minas no Parque de Exposições junto com o vice-governador de Minas e com o Dep. Fed. Eduardo Barbosa; te acompanho à muitos anos e o PSDB tb; não aguentamos mais essa "escória política" que faz com que paguemos os impostos e tenhamos os juros mais altos do mundo.
    PRECISAMOS DE GENTE QUE AME ESSE PAÍS E, QUE PRINCIPALMENTE TENHA TEMOR A DEUS !!!

    Luciano J. Garcia 31/10/2011 às 17:12
  • Foi uma irresponsabilidade democrática que temos que arcar votar em uma pessoa que evidentemente foi produzida como líder e marketeada para assumir um papel de presidente, agora nós resta a fazer é debater com este que apostei o meu voto e fazer o que pudermos para que nossa sociedade amadureça e não caia mais nestas armadilhas....

    Marco Aurélio 31/10/2011 às 17:13
  • Isso tudo a gente já sabe. Quem não sabe votou no pt.
    Mas o que fazer para romper com isso se até o PSDB quando esteve no governo fez tudo igualzinho ao que está aí!
    Detalhe: Sempre votei no senhor.

    Carlos D´Ávila 31/10/2011 às 17:15
  • Concordo com tudo que o senhor escreveu, mas acho que o final do seu texto (A política é relação de forças e não admite o vácuo. Ou a presidente manda no governo dela, ou saberemos que alguém está a mandar.), creio que já sabemos que está a mandar. Por outro lado, tenho muito medo de que mudanças não acontecerão, pois, parece que, quem quer que seja que esteja no poder, age da mesma forma. Seus discursos são uma beleza, mas, as ações....
    O senhor já percebeu que muitos já estão se pronunciando a favor da volta dos militares, para que se faça realmente uma limpeza? Será que essa é a solução?

    Luís Carlos Rodrigues 31/10/2011 às 17:16
  • Não votei na Dilma.. mas tive um tiquinho de esperança quando ela pareceu mostrar quem manda... mas... foi só ilusão... o anterior continua firme e forte no poder... e ela coitadinha... fraquinha... de fachada... que pena!!! eu vi o Orlando Silva (ontem na Band) tentando explicar porque os ministérios eram entregues aos partidos da coligação governista... mas... não me convenceu... para eles é normal dividir o "bolo" a quem ajudou na festa.... E se me lembro bem... antes de assumir a Dilma disse que ia colocar só gente compentente nas pastas de seu ministério... não é o que está acontencendo... e pode esperar que vem mais escandalos por aí.... pobre Brasil.

    Dinah Faria 31/10/2011 às 17:17
  • Tudo isso é fruto do presidencialismo de coalizão, em todos se unem pra um determinado objetivo ( que foi eleger a presidente DILMA). Depois de eleita começam a pensar em seus interesses próprios que são as entregas de cargos:Primeiro,segundo e terceiro escalão; O que ocorre então ? Quando um sente-se menosprezado ai começa as entregas de dôssies, um deletando o outro pois, todos conhece os seus próprios podres. A presidente não pode fazer nada, pois eles fazem parte de sua sustentação, O Lula sábia a Dilma também! Reforma politica não vi mudar nada, pois todos dependem desse sistema pra serem eleitos. www.makivelpoliticademocratica.blogspot.om

    DELFINO LUCIANO DE SENA FILHO 31/10/2011 às 17:17
  • Prezado José Serra.
    Me parece que este gigante adormecido chamado Brasil está finalmente acordando. O povo está cada dia mais atento para os desmandos e a corrupção galopante que assola nosso pais. Marchas estão sendo organizadas e o povo tem atendido e participado usando-se somente as redes sociais. Partidos políticos e outras entidades não são bem vindos, porque deixaram de nos representar. Necessitamos agora de um Supremo Tribunal Federal desvinculado do poder executivo, com ministros escolhidos não por serem ou terem prestados serviços para determinado partido ocupante do executivo. Políticos corruptos devem ser julgados, condenados e também restituir ao povo o que nos foi roubado. A participação do Estado deve ser a mínima possível, com menos cargos de confiança e mais envolvimento de profissionais capacitados na administração pública. Loteamento político de cargos ocorrem em todas as esferas de governo e não se ve nenhum dos atuais ocupantes de cargos executivo interessados em mudar esta história. Gostaria de ve-lo mexendo neste vespeiro, difícil é administrar os egos dentro do PSDB.

    Oséas R. Oliveira 31/10/2011 às 17:28
  • Esta na hora da oposição vestir a camisa e ir a luta, pois os fatos ocorridos nos cinco ministerios demonstram que a herança deixada por Luiz Inacio é um verdadeiro projeto de continuidade da govenança(rima com lambança) instituida pelo companheiro é para perpetuar.
    Muitas aguas ainda irão rolar

    Diogenes Patricio da Silva 31/10/2011 às 17:31
  • Caro Serra,
    Mais uma vez você coloca o dedo na ferida, e com muita precisão. Parabéns! O governo do PT não tem e não gosta de qualquer tipo de fiscalização porque seu objetivo é esse mesmo: sugar recursos da máquina pública em benefício de partidos e pessos aliadas. É pena que esse tipo de informação não chegue ao conhecimento do povão, que tem a maioria dos votos... Um abraço.

    LUIZ CLAUDIO VELOSO 31/10/2011 às 17:38
  • Faxina seria se a iniciativa partisse da presidente. Na realidade o faz, não por vontade própria e sim por falta de opção. Um dia é a imprensa séria , outro o STF, a pós denuncia da mesma imprensa. Temos uma presidente de direito e, aparentemente, outro de fato. Herdar ministros do "governo" anterior, não lhe tira a responsabilidade. Somente ela é responsável pela manuntenção, nomeação ou exoneração dos ministros e tambem pelos seus atos..
    Um estadista de fato, faria o que é sugerido no artigo.

    nihil 31/10/2011 às 17:41
  • Prezado José Serra,

    ' A política é relação de forças e não admite o vácuo. Ou a presidente manda no governo dela, ou saberemos que alguém está a mandar. '

    Será que já não entramos no vale-tudo? Como servidora pública há 5 anos, posso dizer: parece que estão querendo acabar com a meritocracia.

    É o País em que o neto dela - Presidente Dilma Roussef - viverá. Que ela nos brinde com uma saída à sua altura.

    Abraços,
    Simone.

    Simone Nascimento 31/10/2011 às 17:47
  • Olá José Serra, é bom não esquecer que a união faz a força.
    Você tem excelentes companheiros: FHC - DR. Itamar Franco, mesmo morto, é um grande puchador de votos concientes. Presidente conciente e seríssimo, competente, acabou com a inflação. Nunca permitiu roubo! - Álvaro Dias - Fruite - DR. Geraldo Alquimim - Aécio - Neves - Tasso Reissati - e tantos outros nomes respeitáveis pelo eleitorado brasileiro. Todo trabalho em equipe trará bons resultados.

    Luiz Pinheiro de Mello 31/10/2011 às 18:08
  • Caro Senhor José Serra, estou escrevendo este mesmo texto mais uma vez.
    Ajude o povo brasileiros a se reencontrar,
    a enxergar a verdade a respeito deste governo petista, desde a época de Lula que fez da corrupção e da mentira algo normal, rotineiro e aceitável, lidere a oposição que os brasileiros que enxergam te seguiram.

    Sérgio Oliveira 31/10/2011 às 18:19
  • Sr. Serra
    Pelos nossos filhos e netos aumentem a carga da oposição. Vcs ja fizeram muita coisa boa poelo Brasil: Plano Real, Genéricos, Responsabilidade Fiscal, etc...agora falta reforçar, unir e agir com a oposição...coloquem o dedo na ferida. As pessoas de bem estão com vcs.

    Antenor Vilalva Junior 31/10/2011 às 18:21
  • Excelente análise ! Ouso apenas acrescentar a necessidade do Voto Distrital, reforma política que pode ajudar o Brasil a sair desta situação perversa e na ampla divulgação de seus comentários para todas as classes da população. É fundamental entender o mal que nos aflige.

    Carlos de Oliveira Avila 31/10/2011 às 18:36
  • Essa é a consequência da falta de propostas, planos, objetivos e metas de todos os candidatos e partidos. A eleição é uma aventura no desconhecido e somente após eleito é que se vai pensar em como funciona a máquina administrativa e o que vai fazer. Quais são os problemas reais e os percebidos? Quais as prioridades? Qual o objetivo, metas e planos de cada ministério? Como esses objetivos e planos estão adequados ao orçamento? Em quanto tempo? Com qual estratégia? Qual a filosofia? Se voce não sabe para onde vai qualquer caminho te serve, com isso trilha-se o caminho mais fácil, do primeiro eu depois os meus e, se sobrar, as migalhas para o povo.
    No dia em que os partidos políticos fizerem o seu trabalho tudo isso, que estamos vendo, diminui e muito.

    Alexandre A. C. Resende 31/10/2011 às 18:37
  • O que consigo obsevar é que os investimentos tão necessários p/ o desenvolvimento do pais está sendo desperdissado por falta de um governo planejado e esta situação se deve a eleição feita na base da corruopição, QUEM GANHA NA CORRUPIÇÃO GOVERNA NA CORRUPIÇÃO, os investimentos vão na midia p/ abafar as GATUNAGENS !!!!!!
    Nossa juventude é que vai pagar por isto.

    Carlos 31/10/2011 às 18:46
  • APROVEITO A OPORTUNIDADE DE SOLCITAR A NIVEL NACIONAL QUE AS PROVAS DO ENEM DESSE ANO SEJAM NOVAMENTE REALIZADAS, POIS NÃO PODE HAVER COINCIDÊNCIAS DE ESCOLAS QUE POSSUAM PARTE DAS QUESTÕES DO INEP E QUE FAÇAM DISSO O SEU CARRO CHEFE PARA PROMOVER OS SEUS ALUNOS, COMO SE FOSSEM ELES OS MELHORES, É PRECISO QUE O MEC VOLTE A DISPONIBILIZAR SUAS VAGAS PRIMEIRANTE AOS ALUNOS DE SEUS RESPECTIVOS ESTADOS E CIDADES, POIS DESDE ESTA INOVAÇÃO, MUITOS FORAM PREJUDICADOS E CHEGAM A SONHAR COM O VESTIBULAR TRADICIONAL, ACREDITO QUE PROVOVER JUSTIÇA SOCIAL, SEJA PRIMEIRAMENTE PERMITIR QUE TODOS OS ALUNOS ESTUDEM NAS UNIVERSIDADES PRÓXIMOS AS SUAS FAMILIAS E SO DISTRIBUIR AS VAGAS A NIVEL NACIONAL, APÓS A OCUPAÇÃO JUSTA E ADEQUADA AOS MORADORES DE CADA ESTADO.

    HAROLDO FURTADO DE SOUZA 31/10/2011 às 18:48
  • É muito bom ler uma análise do atual momento político, e os desdobramentos que virão com a postura da mandatária diante da lambança que está ocorrendo com os ministros por ela eleitos. Mas temos que pensar em mostar diferença como oposição agora, não ficar simplesmente fazendo análises e esperar a época das eleições para ser uma opção viável nas eleições. O PSDB errou feio em deixar o ex presidente Lula governar sem praticamente ter oposição, deu no que deu e agora temos toda esta maquina política governando a favor de seus próprios interesses em detrimento aos interesses do povo. É preciso agir agora, sob pena de o Lula sair desta doença que agora o aflige com um respaldo popular muito maior do que antes, quando elegeu sua sucessora.

    Irineu Jacinto Coimbra 31/10/2011 às 18:51
  • "A política é relação de forças e não admite o vácuo."
    Sua frase está perfeita. Mas, no caso brasileirio, OPOSIÇÃO é o que não temos, já pelo terceiro mandato do PT. Quem não se lembra da atitude desta oposição mediante o imbroglio do MENSALÃO?
    Vai aqui mais uma boa frase: não ter oposição é PIOR do que ter ditadura.

    José Neto 31/10/2011 às 18:55
  • Excelentíssimo Serra

    Algum orgão público encomendou uma pesquisa para saber se a saúde dos brasileiros corre mais riscos ou menos riscos, depois que foi extinta por força da lei a atividade de fármacias de antigamente?

    O atendimento a saúde é melhor ou mais seguro?

    Difere o diagnóstico dado por um médico, farmaceutico, um tarólogo, ou um espirita sem um exame para diagnosticar, como é o caso da saúde pública(bola de cristal).

    Hoje criam as UPPs (segurança proxima a população para solução da segurança)...Difere das farmácias antigas?

    Sabe quantas crises de bronquites os farmaceuticos antigos solucionaram em minhas filhas, sem ter que pegar filas nas sucursais do inferno do governo?

    Acabando com a atividade farmaceutica, os médicos lucraram mais, ou aumentaram os planos de saude?

    As eleições municipais serão o ano que vem. Pensem rápido.

    Médicos quando fazem concurso, não sebem quanto vão ganhar?

    Claudio Alves de Amorim 31/10/2011 às 19:06
  • Eu já havia imaginado que a Dilma não tinha capacidade para montar sua equipe para governar o Brasil.
    Pelo jeito, a Presidente da República vai atravessar os quatro anos de governo substituindo seus subordinados por causa de corrupção.
    Será que essa coligação não tem gente honesta para formação de um governo verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento deste País? Enquanto o povo brasileiro não aprender a votar, vamos continuar nessa pasmaceira.
    Um candidato que coloca seu nome à disposição para concorrer às eleições para Presidência da República tem que ter um currículo que demonstre muita experiência para exercer a função de Presidente da República.
    O Brasil não é brincadeira não, gente!
    Nas próximas eleições, o povo brasileiro tem que acordar para a realidade e eleger o candidato certo para governar este País. Caso contrário, infelizmente, vamos continuar nas mãos dos aventureiros.

    Orlando Garcia 31/10/2011 às 19:08
  • Excelente texto!
    Mal vejo a hora desse governo terminar!


    Só uma obs:
    "Ou mostra que tem força para fazer as coisas acontecer na administração" - faltou um plural no 'acontecer'

    Amanda 31/10/2011 às 19:18
  • Infelizmente, acho que esta encruzilhada não consegue ao menos ser contemplada por nossa presidente e sua composição. A ilusão de que Dilma pudesse ser mais defensora de méritos do que anfitriã de aproveitadores e de partidos famintos dissipou-se há muito. Sua indubitável fraqueza política, camuflada durante todo o processo de eleição, explicitou-se e creio que teremos que engolir mais e mais do mesmo, a funesta política do toma lá , dá cá .

    Floriano Pesaro 31/10/2011 às 19:19
  • José Serra, está correto nas sua colocações sobre loteamento político de cargos públicos, que conduz a corrupção e fraudes absurdas. Mas, para vencer eleições além das críticas verdadeiras é preciso união das oposições. Se a oposição não se unir a derrota virá com certeza. Leia meu comentário LULA O FENÔMENO que estou lhe enviando no seu e-mail.

    CLEITON REZENDE DE ALMEIDA 31/10/2011 às 19:29
  • PARABENS SERRA, NOSSO FUTURO PREFEITO DE SP.
    Aproveito para perguntar aos nossos deputados e senadores de oposição, quem está pagando para o cidadão comum Lula, viajar o Brasil e o mundo e fazendo o que, também pergunto se essas viagem da Dilma não é uma determinação do PMDB para eles ficarem governando, porque, não vejo presidente de outros paises fazer o mesmo.
    Serra. fala para nosso Gov. Alckimim não ficar servindo de cabo eleitoral do pt/pmdb, com a construção do Itaquerão, nossa saude, segurança, habitação e educação precisa desse dinheirão e Porque, o Corinthians não faz igual ao Palmeiras, contruindo o estádio sem política no meio.
    Deixo aqui meu grande abraços, conte comigo nas proximas eleições.

    Ednaldo Jose dos Santos 31/10/2011 às 19:48
  • Prezado Serra,

    Complementando suas palavras, poderia acrescentar que o modelo de governo compara-se à uma família. Quem determina o rumo da família, sem sombra de dúvidas, são os pais; e não o contrário. Daí a necessidade de extrema firmeza nos atos do governante.
    Mas, a natureza é sábia; o aprendizado de Dilma há de mostrar-lhe que em situações de dúvidas, não há que se ter o chamado "jogo de cintura", toma lá dá cá; e sim coerência acima de tudo, uniformidade ética.

    Mais uma vez parabéns Serra, pela oportunidade de diálogo e troca de aprendizado.

    Silvana 31/10/2011 às 20:25
  • Não vai pois já foi para o brejo.

    Maria Augusta 31/10/2011 às 20:52
  • Caro José Serra,
    Desta feita não tenho a por ou tirar um simples pingo nos iis. Infelizmente o Executivo está pessimamente servido e os exemplos já passaram e quem sabe outros não virão.
    Muito obrigado.
    jairo gusmao

    jairo gusmao 31/10/2011 às 21:32
  • Caro Sr. José Serra
    ´É muito triste ver a que ponto estão chegando os nossos governantes, isso em todos os níveis. Quanto canditatos se comprometem com tudo em benefício da população, mas depois de eleitos só pensam em sí, sem se importar com a população, que afinam de contas é o único objetivo deles estarem lá.
    Veja o Sr. o caso da Saúde, que tanto o Sr. defendeu, e agora querem criar mais um imposto que com certeza não será utilizado para aliviar a dor de nosso povo tão sofrido, mas sim para os desvios que o Sr. tão bem colocou.
    Peço que o Sr. e seu partido continuem lutando para melhorar a saúde pública, sem acréscimo de impostos.
    forte abraço.
    Magali F. Fonsseca - Jundiaí

    Magali de Fátima Fonseca 31/10/2011 às 21:38
  • Dilma nunca se elegeria sem a intervewnção do Lula, amparados pelos recursos públicos, do povo. Daí a base aliada imposta pelo ex-presidente à Dilma. Ela nunca teve ímpeto verdadeiro para sanear a nossa administação porque o seu cabo eleitoral impôs a permanência da maioria dos ministros. Se não fosse a imprensa - que eles tanto criticam e que tentam silenciar (existe projeto engavetado à espreita) nada teria sido feito. A oposição continua tímida com rreceio da popularidade do Lula.

    Nabor Tapajos 31/10/2011 às 21:53
  • Caro Serra,
    Eu sempre me indispus aos políticos, ao ponto de tratar muito mau os que estavam ao meu lado ou que vinha conhecer. Sempre defendendo este povo que infelizmente não faz nada por merecer qualquer dignidade...mas não é por aí que se mede um politico e sim como ser igual todos nós, procurando ser digno e útil, fazendo com que este povo aprenda ser menos inútil.
    Eu sempre lutei por politicos que aparentavam estes padrões de moral e etica, pois sempre sonhei com um mundo melhor, pura utopia né,... Mais foi te acompanhando nas campanhas e lendo seus artigos que resolvi dar mais uma chance um politico(Voce), e até estou me candidatando nas proximas eleições para vereador em Itaboraí, justamente no PSDB por sua influência, Partido que sempre combati, não mais que pior partido PMDB .Tenho ideias e ideais, que espero se eleito vir
    mudar forma de governar neste País, quem sabe uma referencia para o mundo.

    Eudes Schueler 31/10/2011 às 21:54
  • SERRA.
    ISTO É UMA VERGONHA PALACIANA, MAS INFELIZMENTE NESTE BRASIL,, QUE TEM PARTIDOS QUE PARA O POVO DIZ UMA COISA, E NA PRATICA FALA OUTRA COISA, SE VEMDEM POR TÃO POUCO. VEJA OS ESCALANDALOS QUE SE SUSCEDEM DIA APÓS DIA, E FICA POR ISSO MESMO. O EX PRESIDENTE, FALA QUE O PROJETO MINHA CASA MINHA DILMA, TEM UM MILHÃO DE CONTRATOS E ONTEM O FANTASTICO DENUNCIOU DIVERSAS IRREGULARIDADES E ELE DIZ E PICUINHA DA IMPRENSA. O MINSTRO DOS ESPORTES, FEZ O QUE FEZ E VAI FICAR POR ISSO MESMO, O MENSALÃO ELE DIZ QUA NUNCA EXISTIU. MAIS UM DIA ESTE PT VAI IMPLODIR POR SE MESMO, ELES SOZINHOS VÃO SE DESTRUIR. AH ISSO VAI. AGUARDEM, POR QUE VAMOS VER ESTA CAMBADA NA BANCARROTA.

    CARLOS ANTONIO SILVA CRUZ 31/10/2011 às 21:59
  • O problema é que a oposição, no Congresso, está resumida a meia dúzia de gatos pingados. A maioria, do DEM. Os outros, estão escondidos. Lembre-se que a oposição recebeu mais de 40 milhões de votos!

    Hans 31/10/2011 às 22:02
  • Sempre admirei seu trabalho e foi com pesar imenso que perdemos a última eleição.
    Dilma não me engana esse negócio de faxina é invenção da imprensa amestrada. Ué, não foi ela que escolheu o ministério? Alguém merece ser elogiado por limpar o que sujou?
    Só se engana quem quer! Os meliantes de sempre estão é dando um jeito de se perpetuar no poder.

    Sergio 31/10/2011 às 22:25
  • Caro Serra,

    Acabo de ver, no Jornal Nacional, a notícia de um menor, de 17 anos, que atirou em 15 (quinze) pessoas.

    Este menor já tinha 4 (quatro) passagens pela polícia!

    Será que não houve oportunidade de saber que estava errado? Duvido!

    Como duvido de que os senhores da "base", que acumulam casos e mais casos de envolvimento em atos de corrupção, também não tenham ciência de que estão errados.

    A "explicação" de desvios para o futuro financiamento de campanhas, não pode e não deve ser aceita, de modo algum.

    O que deve ser sempre lembrado é que OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS, isto sim!

    Existe, na Califórnia, o "princípio do terceiro delito", que consiste em prisão sem direito a recurso, com penas que vão, até, à de prisão perpétua, aos indiciados por três delitos, a qualquer tempo de suas vidas.

    Seria interessante alguém portar a bandeira de uma proposta similar, aqui no Brasil, para enquadrar (ao menos, como maiores) os menores reincidentes, tais como o atirador mencionado acima.

    E, por que não os detentores do poder que, sistemática e reincidentemente, se locupletam às custas do dinheiro público?

    Apreciaria muito ler ou ouvir um seu comentário sobre isto. Pode ser em qualquer mídia, inclusive no, já por mim sugerido, "banquinho da esquina do orador". O que você escreve PRECISA ser, por você mesmo, divulgado, a qualquer custo.

    Obrigado por sua clareza na exposição de suas idéias.

    JEPCSantos 31/10/2011 às 22:42
  • Caro Governador:
    Concordo com suas análises. Concordo com o texto acima. Mas porque admitir que em desvios de dinheiro governamental possa haver uma "versão supostamente benigna", para turbinar campanhas eleitorais? Porque "uma parte para a legenda" poderia ser imaginariamente aceitável? Não é. E não podemos ter contemplaçao nem com milimétricos desvios. Dinheiro público não pode, sob nenhum pretexto, ser desviado para partidos politicos, exceto sob autorizaçao legal. Boa sorte.

    Altamiro Boscoli 31/10/2011 às 22:45
  • Poucas vezes houve um momento tão propício ao crescimento da oposição e o que vemos ? Um marasmo. Acho que hoje o principal problema do pais não é a falta de infraestrutura, as contas da previdência, etc mas sim a falta de oposição com um projeto político de centro-direita. E o que aparece? O partido político "apolítico" do Kassab. O futuro não me parece brilhante.

    Gustavo 31/10/2011 às 22:57
  • não sou eleitor. sou contribuinte. Do que estudei da história do Brasil e do que vivi e vivo desta , desde que cheguei à esta Nação, em nenhum momento desde que esta nação brasileira começou a formar-se tivemos uma verdadeira e de l00% de ruptura do Estado. Considero que a Nação Brasileira desde que começou, houve na historia uma ocasião que foi fracionada, quando perdemos o Paraguai, houveram outra ocasiões, uma delas a do movimento separatista do sul.Um país como Brasil dificilmente terá mais ruptura como Nação. Quando formou-se como um Estado Brasileiro, a partir de quando Brasil deixou de ser colonia, porém tornou-se uma monarquia, mesmo a partir da independencia não houve uma ruptura do estado, pois os governantes e políticos continuaram. Mesmo com a proclamação da república, não considero uma ruptura. Chegou o estado novo(ditadura Vargas), não há ruptura, nem mesmo com final do estado novo. Quando veio a ditadura militar e seu final e ínicio da nova republica, podemos considerar um ruptura total do Estado Brasileiro. Ruptura total do estado é quandoa mudança atinge o Executivo, Legislativo e Judiciario, para formar um novo estado, totalmente reformulado. Isto podemos chamar de Golpe de Estado, que preserva a Nação Brasileira. Há também a Pátria Brasileira, que ainda está em formação, infelizmente nosso povo não é patriotico, só vemos em raras manifestações. Golpe não é possivel. Então,temos que fazer a ruptura do Governo, atraves das Eleições sucessivas, de boas pessoas

    Atsushi Asano 31/10/2011 às 22:59
  • CONCORDO COM O SR JOSÉ SERRA, MAS O PROBLEMA INICIA-SE PELAS VERBAS DE CAMPANHA QUE VEM DAS MÃOS DE QUEM MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI COBRAR PELO INVESTIMENTO FEITO. O EXEMPLO, PORÉM, DEVE PARTIR DOS QUE APONTAM OS ERROS, PELOS QUE GOVERNAM OS ESTADOS E MUNICÍPIOS, PARA DEPOIS COBRAR DO GOVERNO FEDERAL.

    JOAQUIM G SILVA 31/10/2001 23:12H 31/10/2011 às 23:12
  • Pessoal, acredito há muito tempo que Serra é a solução para estes problemas de administrações e tantos outros, porém não se faria muita coisa , em um país onde um terço ou quase isso, são funcionários do própio desgoverno. Precisamos ter em mente, que se resolvesse-mos tudo o que chamamos de problemas; _ o que fariamos com tantos desempregados... sabem quantas mil empresas de segurança, policias, serralherias, e etc? precisamos sim de grandes empresas que ocupem muita mão de obra, com menos automatização para dar empregos à esses bandos de puxa sacos deste governo... abraços!

    marco a. lima 31/10/2011 às 23:28
  • FOI MUITO DIDÁTICA A APRESENTAÇÃO DO NÔVO MINISTRO HOJE E A DECLARAÇÃO DO SAIDEIRO, DIZENDO-SE INOCENTE E SENDO APLAUDIDÌSSIMO PELO SEU PARTIDO EM PÊSO, A TAL DA BLINDAGEM , QUE MAIS SE PARECE DE DOMINÒS, POIS SE HOUVER APURAÇÃO SÈRIA, COM TANTAS TESTEMUNHAS E VERBAS PARA RASTREAR, LEVARÀ À UM VEREDITO PÙBLICO E COBRANÇA DO $$$ DESVIADO.

    GERALDO FERNANDES SANTOS 01/11/2011 às 00:10
  • Bom Dia Serra tudo bem,

    Estou aqui parabenizando pelo seu brilhante texto escrito acima, eu acho que o nosso país tem jeito, mais acho que virá um crise violenta sobre o nosso país nos próximos anos, não sou pessimista mais sim realista, além de irregularidades no ministério dos esportes que está incumbido de fazer o planejamento da Copa do Mundo e Olimpíadas incluindo toda infra estrutura do país que eles alegam que ficará o legado para a população, que legado se no Pan do Rio da conta até hoje não fechou segundo o TCU e qual o legado que está Pan nos deixou no Rio, absolutamente nada, então eu creio que as irregularidades só estão apenas começando virão outras e outras, e a oposição terá que se unir para tomar providencias, e eu creio que já estão se unindo para tal, e que DEUS tenha misericórdia de todos nos, porque do jeito que está não dá, caro amigo Serra. um forte abraço e que DEUS de abençoe.

    Luiz Emílio Camargo 01/11/2011 às 00:22
  • Prezado Serra,
    Seus artigos dão bem a medida da incompetencia desse Governo..Estado forte igual a corrupção.Falta de planejamento de longo prazo( reformas estruturais).Coalizão pelo poder e desprezo ao investimento privado entre outras mazelas.Que pena que o Brasil poderia dar um salto fenomenal se tivessemos um tucano na presidencia.Mas vamos a luta Deus é Brasileiro.

    francisco cunha filho 01/11/2011 às 00:58
  • Serra, esse texto mostra um lado muito interessante de seu fazer político, que é o de exercer a crítica, mesmo quando ela aparentemente possa jogar contra você no curto prazo. Depois de muitos anos acompanhando sua atuação, vi dezenas de vezes vc fazer isso. O confronto com o amigo Gasparian na questão dos juros é um caso -- exemplar -- dessa postura. Sua atuação na Constituinte também mostra isso, ao tentar -- e conseguir muitas vezes -- trazer o sonho à dimensão do factível. A crítica à forma como é feita a atabalhoada e antecipada reforma ministerial seguramente não é algo que dê ibope agora. Mas precisa ser feita. E traz o dote da correção em relação ao futuro. Creio, Serra, que a manutenção dessa postura, que sempre foi a sua, é que trará o caminho do sucesso em seu projeto político. Menos "novidade", mais Serra. É disso que o Serra precisa. Um abraço fraterno, Jayme Serva.

    Jayme Serva 01/11/2011 às 02:17
  • Caro Serra, infelizmente o povo brasileiro não tem muito alcance da gritante diferença entre os níveis de corrupção de agora e os de antes da era PT.
    A oposição deve sim bradir contra, mas antes de mais nada deve apresentar à população um programa de governo e saber atuar de forma unida com programas unificados entre os estados que detém o comando.
    Isso é imprescindível para se firmar a marca do PSDB.
    O senhor deve concordar que sua campanha foi extremamente vazia e tentou se destacar baseada em manchetes de tablóide, com posicionamentos que não eram de importância real ao Brasil.
    A oposição não deve se equivocar e acreditar que os votos da Marina foram impulsionados pelo compromentimento com os duendes da floresta.
    Ela era a única que possuía um programa "de verdade" de governo, e foi isso que conquistou muitos eleitores pois passou seriedade e compromentimento.
    Desafortunadamente fomos brindados no começo do ano com a recondução de Sérgio Guerra e o resultado temos visto diariamente.
    A quase completa nulidade do partido com certas exceções.
    Espero que nas próximas eleições o marketeiro seja usado apenas para realçar a candidatura e não para dar a pauta do que se constitui a mesma.
    O político nao deve ter vergonha de suas convicções, e deve defendê-la sempre com afinco não importando se perderá alguns votos de um lado, pois com certeza ganhará outros do outro.
    O sabonete não convence ninguém.

    Luciano 01/11/2011 às 06:38
  • É necessário reconhecer a importância da figura do Lula neste perverso cenário que dá-lhe o protagonismo de único ator principal do PT. Como ficarão o PT sem êle e o Brasil sem êle ? Há um poderoso serviço de intelectuais socialistas políticos que sabem muito bem manipular a opinião do baixo popular contra aquela minoria que produz, que por exemplo que neste momento esta lendo o presente texto do SERRA. Temos que despir-nos de qualquer rancor para se fazer uma fria reflexão. O Lula sem nenhum pudor, sabe como ninguém atacar quem estiver no seu caminho mesmo quando "estava no poder". Pudores que ainda faltam-lhes como situação.
    DEUS ACORDOU, agora só falta nós acordarmos.
    i. sestari - s. josé dos campos

    ilso sestari 01/11/2011 às 07:06
  • Prezado Serra, diante dos fatos, a conclusão que chego é de que aonde esta a VOZ da oposição a essa sucessão de ocorrências tipicamente policiais ??
    O povo aparentemente anestesiado e a vontade de lutar pelo correto esta sendo abandonada...Creia, poderão ocorrer novamente fatos como esse do min. dos esportes, e tudo ficará absolutamente inerte !!!

    José Antonio 01/11/2011 às 08:11
  • Excelente postagem Sr. Serra, mas devo tecer algumas opinioes a cerca dos motivos que levam os partidos e governo a se manter neste "status quo".
    Nossa constituição e leis foram feitas de forma que ninguem com um minimo de conhecimento de leis venha a ser preso ou condendado.
    Leis que asssumem a presunção de inocência é uma regia em qualquer constituição democratica de qualquer pais, mas o que gera problemas sao as leis que exigem caminhos para se culpar alguem ou meios para se encontrar provas para se culpar alguem.
    Mesmo com provas reais sobre a culpabilidade de alguem sempre há meios de se anulá-las se os processos burocraticos nao forem estritamente seguidos, o que gera mais uma brecha nos processos.
    Alem de tais problemas legais, ainda há as leis especificas para parlamentares, o que gera mais um entrave e um caminho para a impunidade.
    Tambem há de se analisar que quando ocorrem erros de conduta os mesmos são julgados pelos seus pares o que dá mais uma brecha para a impunidade, pois como há de se julgar alguem dentro de seu convivio profissional?
    Muita coisa precisa mudar e da maneira como está hoje, seria necessário uma ruptura no "status quo" para isso.
    Mas quem seria capaz de tal façanha se o povo, dormente em uma sociedade criada sob a politica do pão e circo não enxerga tal problem?

    Rafael 01/11/2011 às 08:52
  • Dilma é governo há quase 9 anos. Foi Ministra da Casa Civil e agora é Presidente, portanto, é responsável por tudo que está aí. Precisa parar com essa coisa de " faxineira, paladina da moralidade, etc". Ela até agora não demitiu ninguém, pelo contrario, elogiou todos os defenestrados. Todos os ministros que saíram, entregaram carta de demissão, por pressão da opinião pública. Ela e seus aliados, continuam se servindo do governo, desperdiçando dinheiro público e a oposição, com raras exceções, continua inerte. Já passou da hora de honrarem os votos que receberam.

    CARLOS VALENTE 01/11/2011 às 08:55
  • Concordo com o companheiro Serra no tocante ao momento do governo: assumir as rédeas do comando. A Presidente paga um alto preço consistente na manutenção dos "companheiros" do partido e do ex-presidente. Figuras como Wagner Rossi, Alfredo Nascimento, são carimbadas na política brasileira. Outros escândalos certamente virão. O preço que se paga pelo loteamento dos cargos é altíssimo e algo precisa ser feito com urgência. Parabéns!

    Gilson Rodrigues de Lima ex-presidente do PSDB/Bauru 01/11/2011 às 08:57
  • Concordo integralmente com o artigo.
    Sou PSDBista,filiado,militante,"de carteirinha".
    Continuo considerando que o PSDB têm os melhores quadros e a melhor proposta política para o Brasil.A mais equilibrada,a mais pertinente ao perfil de nosso povo e a mais coerente com as nossas urgências/prioridades para o pleno desenvolvimento.
    Também sou ligado profissionalmente ao esporte/educação física há 40 anos,porisso quero sugerir que olhemos o setor
    de esporte do Estado de São Paulo,anacronicamente dirigido,entregue a "parceiros"pouco interessados e quase nada conhecedores da àrea, e menos ainda, com vontade ou capacidade de desenvolvê-lo, no Estado como um todo.
    Cabe amplo pensar sobre o assunto e sua importância considerando a situação/fatos do momento atual e futuro próximo.

    José Fiorizi Piovesana 01/11/2011 às 09:07
  • Eu acho, tenho certeza, que quem esta na encruzilhada é a oposição, se é que existe oposição. No caso do PSDB, que ajudei a fundar em São Jose dos Campos é decepcionante. O PSDB virou uma festa de vaidades e beldades e estamos perdendo a maior oportunidade de ser um Partido Forte e que acolha os descontentes com este (des)governo. Aqui no RS é uma vergonha. Falta argumentos, falta questionamento aos atos do Tarso e sua catrefa. O PSDB infelizmente se não decidir o caminho certo vai para o precipicio...
    Parem com picuinhas apresentem uma alternativa forte da Social Democracia que é o estatuto do PSDB e menos vaidades! Ouçam as bases!

    Joel Segalla Robinson 01/11/2011 às 09:34
  • Desculpe. Não concordo coui ponto da sua análise - o período de vale tudo já começou faz tempo e a tibieza da oposição contibuiu muito com isso...

    pedro Campos 01/11/2011 às 09:36
  • Concordo com tudo que escreveu mas papel aceita tudo.
    Diga uma coisa o PSDB ainda existe? Qual a diferença entre PSDB e PT e os outros partidos? Nenhuma, veja Assembleia de Sao Paulo (Editorial do Estadao 01/11/2011). E o sonho do Parlamentarismo acabou ou virou pesadelo? Ninguem fala mais nisso e olhe que sou membro do PSDB aqui em minha cidade (nao sei ate quando vou aguentar). O pior e que politico para ser eleito faz acordo ate com o Capeta.

    Marco Antonio 01/11/2011 às 09:40
  • Quando vejo na TV muita propaganda de um determinado partido politico, já comento: tem alguma bomba para estourar deste pessoal. pode ver: é PSC, PR. A bola da vez deve ser o PDT onde já houve denuncias de alguns politicos. NO momento só existe poucos partidos que tem ideologia própria: PSDB ,o partido do Gilberto Freire, PSD e o DEM (?).
    Os restantes são um saco dde gatos. até o PV E O PSOL estão desfigurados.Veja pór exemplo o PMDB há excelentes homens neles, mas outros são só fisiológicos e aproveitadores e vira tudo legenda de alugulel. Precisa haver UMA REFORMA partidária para deixar o PÁIS com no máximo 5 partidos.

    JOSÉ ALVES DO NASCIMENTO 01/11/2011 às 09:55
  • Depois que o demitido foi aplaudido de pé pela claque de puxa-sacos,esperar o quê?

    Sergio 01/11/2011 às 10:08
  • A vossa senhoria colocou muito bem, Dilma na encruziliada, o grande problema que não vejo nada desta presidente em mudar para melhor este pais, deste jeito a imoralidade esta constituida pela presidente. Ela tira um ministro com o bolso cheio e coloca outro de bolso vazio para encher o bolso . Isto é um escárnio e o pior não devolve o dinheiro e o outro ministro que asume elogia o outro que sai que tristeza neste país, onde nos vamos para minha gente. Eu penso de que forma e quando isso vai acabar Senhor Jose Serra temos que descobrir uma forma urgente para acabar com isso. Espero que o senhor juntamente com sua equipe descobre uma forma para que isto acabe, pois eu acredito no senhor pela sua inteligencia e sabedoria que tem. obrigado pela oportunidade de manisfertar.

    gilberto rech 01/11/2011 às 10:19
  • Até entendo que vocês, da oposição, tenham vacilado na primeira vitória do lula, porque desconheciam seu "modus operandi". Mas permitir que estendesse seus tentáculos por mais duas vezes sobre a nação é demais pro meu estômago. Morreu a política verdadeira no Brasil, dando lugar à politicagem rastaquera e não encontramos mais homens fortes que se oponham a tudo isso e consigam dar um basta nessa prática maléfica de rateio das instituições. É uma lástima!

    Maria Neuma 01/11/2011 às 10:47
  • Sábias palavras, aliás, admiro sempre suas colocações feitas com inteligência. Sou vereador do PSDB na região de Ribeirão Preto e sempre que pude, estive em suas reuniões. O Brasil precisa repensar essa questão de loteamento político. É o câncer da nação, que torna o país ingovernável. Como Vosse Excelência disse, é preciso austeridade e pulso para governar, coisa que não estamos vendo no governo federal há tempos.

    LUIZ CARLOS DA SILVA 01/11/2011 às 11:08
  • Concordo. Mas existe também o problema administrativo. Fazer o estado funcionar e as instituiçoes agirem é o segredo para ser primeiro mundo. Gestão pública eficiente, ou como dizia Covas, choque de capitalismo no estado. Estabilidade sem metas e resultados acabou com o funcionalismo no Brasil.
    Penso que toda pressão deve se dar sobre a policia federal, o ministério público e a justiça. Esses órgãos tem que assumir seus papéis e literalmente, trabalharem para tirar esses ladrões do governo e das ruas.

    carlos 01/11/2011 às 11:22
  • Estimado José Serra,
    O Governo do PT instalou um vírus maléfico no país, que contaminou todas as "administrações" petistas e aliadas, que vai deteriorando, desde os pequenos municípios até o Governo Central.

    LUIZ ANTÔNIO DIAS BATISTA 01/11/2011 às 11:35
  • A sua indignação é minha também. Mas que fazer, se indivíduos sem inteligência elegem esses patifes? É triste vermos, que as pessoas por algumas migalhas, com o voto, transformam a nobre arte de governar, no mais sórdido dos serviços.

    José Arruda Paes 01/11/2011 às 11:53
  • Prezado José Serra,

    Essa tal da "porteira fechada" é a expressão maior do absurdo. A meritocracia vai deixando de existir, e qual o resultado ? A república vai entrando em estado de decomposição..
    A esperança é continuar denunciando, fazendo oposição, estabelecer laços nas redes sociais ,e não deixar o PSDB cair na armadilha de que existe uma faxina no Governo Federal. Alías essa coisa de faxina me lembra a vassoura do Jânio...
    Se a presidente está ganhando a classe média todas às vezes que ela demite ministro, cabe a oposição dizer o seguinte: o Governo Dilma é resultado do Governo Lula Dilma.
    Mas espero que em 2014, posso ouvi-lo novamente dizer: " verás que um filho teu, não foge a luta".
    A persistência será o caminho para o êxito.
    abs

    Eduardo Borges 01/11/2011 às 12:12
  • Bom Dia , Se. José Serra, nosso País , da 1 passo para frente e 2 para trás , penso que infeizmente temos uma Guerra a ser vencida, para que possamos respirar um pouco melhor.Pessoas como Sr. e uma pequena parcela da classe política, que realmente deseja um Brasil melhor , estão muito sózinhos , ja cheguei a chorar de assistir pela tv. atitudes em que o povo , parte mais interessada e maioria nessa Guerra esta , para mim "hipinotizado" , por palavras "doces", que não enxergam1 palmo na frente do nariz, e como gado, se deixam levar...Serra , por favor , não desista nem se deixe abater .Confio em sua Competencia e Força , para continuar lutando .

    Adriana 01/11/2011 às 12:41
  • Um país com a mais elevada carga tributária do mundo poderia se prestar a promover um custo-benefício maior à população. No entanto, o maior desconforto dos brasileiros é que os impostos estão a servir o dragão da ganância, da corrupção e falcatruas que o governo federal procura esconder, sem revelar a verdadeira natureza dos escândalos desmedidos, para não perder confiabilidade das instituições e reserva do loteamento político nas eleições vindouras num círculo vicioso sem fim. Como afirmam os comunistas do PT nos bastidores da política: O importante é manter sempre o apoio de 90 % da população brasileira, que serve simplesmente como massa de manobra aos interesses do partidão.

    João Carlos Capotorto 01/11/2011 às 12:48
  • Em um país que qqer repartição pública estampe o artigo 331 do código penal afim de intimidar a população e se esquece de publicar em letras garrafais da lei 8112 os artigos 116, 121 e 122 não pode ser levado muito a sério.

    elisa 01/11/2011 às 13:40
  • Serra, concordo com cada palavra que você escreveu. Mas, parece que quanto menos a dona Dilma faz, mais sobe a aprovação do seu governo. Na verdade ela até agora não fez nada além de substituir pessoas e manter os feudos. Eu particularmente estou cada vez mais descrente. Acho que já passou a hora de uma reforma ministerial profunda e com a cara da Dilma, se é que ela tem outra cara...

    Claudio Cruz 01/11/2011 às 15:42
  • Gente, o país está mergulhado na maior sujeira da história. Lamentavelmente a oposição se resume a quase nada o dinheiro público está bancando em escala ascendente, crescente a gama de políticos larápios. Temos hoje um judiciário inerte também atolado na sujeira, a maioria sem compromisso algum com justiça. A maioria esmagadora de deputados e senadores comem na panela da dilma, grande e cômoda. A imprensa quando agulha o gado, não se engane, quer marcar algumas cabeças para o seu rebanho. Em suma, o dinheiro fala alto, compra quase tudo no jogo político, mudar o quadro, esfacelar o buraco negro instaurado no planalto central exige criar uma nova galácia supermassiva com muitas estrelas igual ao Serra e unidas num mesmo ideal que não é nada fácil, enfim o tempo da capitanias esta de volta com o pt no comando de tudo mais precisamente da tesouraria.

    benedito coelho siebra 01/11/2011 às 15:43
  • Boa Tarde,
    Casa dos Pais, escola dos Filhos. Se nosso governantes não dar exemplo de zelo pela coisa pública, o que será o futuro das crianças desse País. Nossos governantes devem saber que nossa passagem pela vida terrena é curta, estão façamos algo para que nossa memória seja lembrada e admirada, por nossos sucessores. Se queremos, que este País seja sempre Democrático devemos saber o limite dos nossos deveres e direitos.

    DOMINGOS ALVES DIAS 01/11/2011 às 16:18
  • Ilustre J Serra
    A encruzilhada, na forma mais simples., divide qualquer espaço em 4. No caso em questão (a presidente) só vê os três poderes que conhecemos e, parcialmente, tudo que depende deles nos três quartos. São todos autônomos, mas de vez em quando algum sai da órbita e. como a estrela não tem controle remoto. quem sofre é a --Ordem e Progresso--´que o povo trabalhador não quer perder. Três espaços estão preenchidos; falta saber quem está no quarto espaço. Eu penso como os excluídos que defendo nos meus blogs e também no facebook e Twytter, Então a saída da encruzilhada a seguir não pode ser na direção dos pontos cardeais. mas em qualquer outra direção que leve as encruzilhadas dos excluídos e aos trevos, túneis e viadutos virtuais dos corruptos. Pelo que entendo nos Seus artigos,. caro Serra; amigo da ordem e progresso; vejo no templo divino que está em cima do seu pescoço a salvação dos excluídos e o plano que vai derrubar o pedestal dos corruptos e dos super capitalistas que tentam subjugar os governos legais, Podia dizer-lhe: vá em frente, mas não digo por que vejo que o seu trabalho é vasculhar o Brasil.Com essa maneira de agir vai conquistar 60% do eleitorado

  • Serra , Concordo plenamente com seu pensamento. A Primavera Árabe está chegando ao Brasil através da internet e redes sociais ... Só não vê quem não quer . Pena que nossa oposição é muito suave e delicada. Não dá mais pra não ver . Não dá mais pra ignorar . Não dá mais pra ficar parado pois está tudo dominado pelos ladrões do dinheiro público através do Legislativo,Executivo , Tribunais de Contas e Inoperância do Judiciário , pelas nomeações , mordomias e recursos protelatórios .. Ahh os grandes empresários,bancos e construtoras também pelo dinheiro fácil do BNDES que nada mais é que divida criada para as gerações futuras pagarem...

    Armando Candido Borges 01/11/2011 às 18:01
  • Prezado Serra,
    Ao se eleger Presidente com o objetivo de servir ao Brasil, e não querendo fazer conchavos com os políticos pilantras atuais, seria possível o presidente convocar o povo, dizer com clareza os objetivos e colocar no Governo somente gente competente, e, ao ter o povo respaldando, sufocar a sem vergonhisse que vigora escancarada, a partir do Governo Lula, que sempre apoiou o mal feito? Sabemos que sempre houve corrupção, mas era excessão. Agora virou a regra.

    Geraldo Henriques da Fonseca 01/11/2011 às 18:20
  • Serra sua colocação como sempre perfeita, nada a acrescentar, qual o plano de ação, faltam politicos de raça como voce a moda antiga?
    Os politicos de hoje são todos camaleões como os do PMDB, murista? tem ventosas se locomovem em em qualquer meio se sustentam onde há interesses pessoais, não tem carater, querem o mando mas não o comando, ser politico virou profissão deixou de ser um ideal e plagiando a estudante de direito carioca Clarice Zeitel Vianna Silva da UFRJ que venceu o concurso da UNESCO com 50 mil estudantes.
    "O Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade".
    E o que é desalentador é que não vemos surgir uma nova geração com berço e raça.

    Vitor José Ramos 01/11/2011 às 19:19
  • Caro Serra
    A oposição continua omissa e fraca, diante de tantas falhas do governo. As armas que esse governo coloca à disposiçao da oposição e tanta, que daria para fazer grandes estragos no modelo sde política implantado pelo PT e mesmo pelo PSDB, em menor escala. Do geito que a coisa vai, as forças armadas farão nova intervenção, a pedido do povo, pela governabilidade! Não penswem que isso é improvavel! Vamos agir antes de entornarem o caldo!

    Abraços

    Nelson

    Nelson Gonçalves+ 01/11/2011 às 19:38
  • Serra, o que falta é oposição! tanta gente competente na oposição, mas eu nao vejo ninguem se manifetando de verdade. Vamo lá! mostrem de verdade quem é a oposição e deem um jeito de "chegar ate o povo" de verdade e o façam entender o que acontece no planalto, a corrupção, a enganação... parabéns pelas suas ideias e continue na luta!

    Henrique 01/11/2011 às 20:52
  • Excelentíssimo Serra

    Penso que hoje se a nossa presidente não optar por fazer valer a moralização do serviço público certamente sucumbirá.

    Terezinha de Jesus Dias PACHECO 01/11/2011 às 22:01
  • Caro José Serra,
    Na atual conjuntura nacional é quase impossível ter esperança. Basta olhar o quadro político: temos 28 partidos políticos registrados no TSE. Destes, 22 teem representação na Câmara dos Deputados e 18 fazem parte da chamada bae aliada. São, se não me falha a memória 37 ministérios, vários órgãos de 2º escalão, empresas estatais, etc. As indicações de pessoas para ocuparem esses cargos ou funções, são feitas pelos partidos da base, sem levar em consideração, se o indicado reune as condições mínimas necessárias, o que importa é o cacife político de quem as indica. Tanto é que os ministros que deixaram o governo por corrupção, atos tidos como corruptos foram praticados por pessoa da inteira confiança do ministro afastado e ligadas ao partido político do mesmo. Não se fala mais em reforma política, a continuar essa situação de descontrole político/administrativo, é quase impossível construir o País que sonhamos para nossos filhos e netos. Tenho para mim que o sistema de governo presidencialista esgotou-se.

    Hilton Pereira Leite 01/11/2011 às 22:16
  • Concordo plenamente e esta é exatamente a minha visâo e opinião sobre o petismo no Governo. Entendo perfeitamente o texto.Entretanto isto tem quer ser explicado para o povo em geral em linguagem mais acessível, ao nível de entendimento deles, evitando-se termos de mais difícil entendimento (apesar de corretos na norma culta da escrita) como: espectro ideológico, presidencialismo de coalizâo, trade-off, e outras, e assim sugeriria uma linguagem mais acessível à grande (e infelizmente) base eleitoral desse País carente em Educação que deve ser o foco maior dos esclarecimentos.

    Diogenes Rocha 01/11/2011 às 23:26
  • Boa noite Serra,
    Primeiramente quero dar meus parabéns pelo texto, mostra nitidamente o real ponto fraco do governo PT, onde o próprio Lula, que tanto perseguiu "politicos" como Collor, e Sarney, e que se aliou à eles em seu governo...
    Em segundo lugar gostaria de fazer uma pergunta, na sua visão, até onde é utopia e até onde é realidade fazer-se uma reforma politica em nosso país? E onde ela deveria se inciar? Quais os pontos que seriam diretamente influenciados por ela??
    Espero a resposta.
    Cordialmente, Diógenes Baldoino

    Diógenes Baldoino 02/11/2011 às 02:27
  • Caro Serra: Concordo plenamente com suas colocações. È uma pena que a oposição, que poderia tentar combater esse estado de coisas, está tão fraca e de vez em quando me parece desinteressada ou desanimada. Precisamos reagir e mostrar, através do voto, de preferência, que parcela significativa da população não concorda com essa situação. Quem sabe a oposição se une e na próxima eleição presidencial tenhamos um candidato com condições de vencer e que comece a colocar a casa em ordem. Como está não pode ficar. Um abraço e continue a trabalhar pelo Brasil.

    Luiz B. Lambert 02/11/2011 às 11:33
  • Uma oposição que não provoca reação é porque inexiste!!!!
    Palavras, palavras ao vento...

    benesaturnino 02/11/2011 às 12:07
  • Senhor Serra,

    Trata-se de um excelente artigo. Sobre o pluripartidarismo, entendo que é um grande equívoco político do Brasil, apenas dois partidos seriam suficiente. Vimos isto no Governo Militar, mas infelizmente os gurus da política não estavam satisfeitos, então aprovaram uma constituição para atender todos aqueles pensadores que em nada contribuem na atual conjuntura. O povo brasileiro estar refém de um sistema superado e corrupto, diante de tantos escândalos envolvendo os mandatários da Nação, só resta ao povo o descontentamento, porém nada pode fazer, pois os grupos políticos não estao preocupados com o desenvolvimento do País, os pobres ficam satisfeitos com as migalhas, enquanto que os recursos são desviados. A Presidente muda os ministros, mas não é capaz de tirar os ministérios dos partidos denunciados, isto é a prova que a opinião da sociedade não conta nas decisões governamentais. A oposição está fragilizada, pois de alguma forma, também tem responsabilidade por essa situação por que passa o País, mas ainda nos resta esperança de que um dia os cidadãos possam acordar e colocar o Brasil no caminho da honra e da dignidade.

    João Batista Rodrigues 02/11/2011 às 13:18
  • Bom dia Serra.
    As suas reflexões ajudam a repensar a nossa atividade política.O que vemos no Governo Federal é
    algo para o qual você sempre chamou a atenção em
    suas campanhas,isto é,o loteamento entre os partidos
    que está dando no que estamos assistindo.A incapacidade de exercer o poder tendo em vista as demandas da população.Atende-se a demanda do
    partido e de seus asseclas.Com isso,se desprestigia
    a ação política e transformadora.O que se sente é
    que uma parcela da população já não acredita mais ,quer nos políticos,quer nos Partidos

    Antonio Carlos Bernardo 02/11/2011 às 13:31
  • Serra,
    Infelizmente não poderemos esperar nada de bom com o PT e seus aliados no poder! Mas, fazer o quê se o povo brasileiro não se incomoda com corrupção, com caráter, ...? O que interessa para a maioria é receber uma miséria chamada "bolsa família". O PT já aprendeu que se tirar essa miséria, perde os votos na próxima eleição!!!!!
    Guarde isso: O PT nunca mais vai sair do poder!...... (para a nossa desgraça)!

    Ps: espero que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro!

    Josie 02/11/2011 às 13:46
  • Gostaria de saber quando é que o PSDB e as outras entidades de oposição , vão ter um projeto de governo para combater o projeto petista de loteamento dos cargos públicos ? Precisamos ,não somente do PSDB unido , mas toda oposição ser pelo menos mais consistente , principalmente para as camadas menos favorecidas , que não tem uma consciencia do quanto lhe é surrupiado por conta da corrupção .

    PAULO DE TARSO 02/11/2011 às 14:37
  • Prezado Senhor José Serra!
    Continue denunciando as falcatruas.É o único canal que nós temos.Sinceramente, até quando veremos tantos desmandos?
    Obrigada

    Gonçala de M.B.Pereira 02/11/2011 às 18:34
  • Concordo com cada palavra sua , e tbm primeiro ela defendeu o ministro dos transporte á Dilma e depois ele pede demissão porque ela não mandou logo ele embora de primeira ai tem, e se á Dilma não manda no seu governo quem será que manda , quem será ? acho que já sabemos á resposta.

    Anderson 02/11/2011 às 19:48
  • Prezado presidenciável José Serra, mtos são os que te apoiam, mas lamento, pq fica a questão, até quando esta patifaria vai durar? Em Cuba Fidel reina nesse seu fazendão há 52 anos. Na Venezuela o insano Chavez já conta 13 anos que mandou a democracia para o ralo. Governos ditatoriais se perpetuam e somento são arrancados ao custo de vidas (salve a primavera árabe). O Brasil de curta memória e de teimosia burra vai dando corda a mais uma aventura que tb já rende 9 anos. Por isso que lamento nossa falta de estudo, pq somente isto explica nossa irresponsabilidade e decisões tão lesivas ao futuro deste país.

    denise ribeiro 02/11/2011 às 20:00
  • Prezado José Serra.

    Tenho recebido e lido suas matérias, as quais são bem esclarecedoras e realistas. Com quem converso, verifico que o povo está decepcionado com a situação que se apresenta e tantos casos de corrupção.Cada um de nós tem que fazer a sua parte, denunciando, exigindo punições severas e não compactuar com isto que está ai.Noto que o brasileiro está mais antenado, não aceitando a situação, adquirindo maturidade e entendimento político , o que é muito bom e futuramente o resultado já será sentido nas próximas eleições.

    Grato,
    Guilherme Krabbe.

    Guilherme Krabbe Neto 02/11/2011 às 22:31
  • Serra, boa noite,
    Parabéns por sua explanação. Estamos em um mato sem cachorro. Uma pergunta? Por que temos que sustentar as ONG'S. Como brasileiros e patriotas!!, todos os serviços prestados em prol da Nação deveriam ser espontâneos, creio, como na Europa? Se estiver errada corrija-me.
    Abçs.

    Gilda Augusta 02/11/2011 às 23:37
  • Lendo as sábias palavras de J. Serra nesse texto, sinto uma vontade incontida de querer acreditar que ele é diferente, ponderado, corajoso e, consequentemente, acima da maioria dos políticos. Já acreditei nisso, assim como já acreditei até no PT. Aprendi.

    Maurício 02/11/2011 às 23:43
  • Não concordo...

    Enquanto nós brasileiros formos coniventes com esses desmandos dos últimos governos, não acontecerá absolutamente nada a esses políticos que envergonham nosso país, se pudermos chamá-lo de país.Na minha opinião somos todos culpados dessa situação, infelizmente.
    E não acontecerá nada, nadinha !!!!
    Wilson

    Wilson R. Steinbock 03/11/2011 às 00:50
  • é isso que da,deichar esse pessoal do pt ficar no poder.eles são muito bons para criticar,mas para executar e administrar é éssa b

    luis carlos 03/11/2011 às 07:49
  • Bom dia, muito boa sua resenha, mas eu acho que o ponto fundamental para a sociedade e o que fizeram o povo americano, tirar dos político a imunidade parlamentar e obriga-lo a ser um cidadão a serviço da sociedade, aí sim poderíamos consertar essa grande nação brasileira.

    Joesse Alves 03/11/2011 às 09:33
  • O sistema político (apesar de pouco tempo da redemocratização) já está totalmente desgastado. A lógica da política nacional está baseada no poder financeiro. Pra se eleger é necessário apresentar caixa, só a liderança e compromisso não são suficientes. Dessa forma, os poderes (executivo, legislativo e judiciário) se tornam reféns de quem tem mais grana. E o executivo em troca da malfadada governabilidade faz o loteamento da máquina pública. Por isso, acho que a reforma política é o momento para melhorarmos o sistema, inclusive no que diz respeito à adoção do voto distrital.

    Sebastiao Gomes Filho 03/11/2011 às 11:43
  • Quando iremos ter realmente um estadista com coragem para fazer de fato as reformas políticas que precisamos urgente?
    Será que este pais precisa de tantos Senadores? Deputados? Vereadores? ???
    Não passou da hora de dar um basta?
    Fazer uma redução significativa destes cargos que na verdade não é mais cargo e sim, um posição para defesa dos interesses particular de alguém ou do próprio.
    Não consigo entender porque Deputado tem que ficar aprovando orçamento? A função principal dele não é legislativo (fazer leis)?

    SERRA, espero ainda que a nossa atual presidenta tenha coragem para tal, ou ainda vou guardar as minhas esperança em você.

    Abraço,
    Wilson

    Wilson 03/11/2011 às 12:30
  • Meu caríssimo candidato Serra,

    Acredite, tenho vontade de chorar quando recebo seus artigos. É claro que concordo com suas reflexões. Pena que sejam apenas reflexões. Tenho vontade de chorar quando atesto que o Brasil perdeu sua grande chance de dar o grande salto de desenvolvimento e ordem quando não o elegeu para presidi-lo. Os seus artigos me soam como o de um general de pijamas... Quando você passará a reação? Estou SEMPRE esperando por este dia...
    Grande abraço e que Deus lhe abençõe.

    Antonio Assunção 03/11/2011 às 19:04
  • Muito provavelmente nada disso terá nenhuma importância , e o PT continuará no Governo Central.A posição vencedora, e para isso o blog foi criado, consiste em tornar claro que a corrupção , que é a moeda de troca da Nação , vai sempre retardar melhoras realmente substancias. O Brasil caricato que a Rede Globo vende é muito pior...

    Sergio OLiveira Cardoso 03/11/2011 às 19:50
  • Muito bém Serra, o dedo está na ferida e o fechamento da ferida onde está?

    Nicomedes da Silva Oliveira 03/11/2011 às 22:05
  • Quando em seu comentário o sr.diz que o governo Dilma está numa encruzilhada, acredito que, quem esta nela somos nós, a população, (pelo menos a antipetista e anticomunista) visto que, não temos uma oposição que saiba ser oposição de verdade, frouxa. Quando de sua ultima campanha à presidência, enviei alguns e-mails para seu comitê, focando este assunto, quando na época o sr.tinha centenas de argumentos fortíssimos para desestabilizar lulla, Dilma e cia. Bater forte para não abatido.Mas isto não foi feito. A decepção foi grande.
    Agora é torcer pela providencia Divina para que "elle" não volte.
    Francisco C.Zanella Nunes - Fpoli sc -

    Francisco C.Zanella Nunes 04/11/2011 às 07:08
  • Concordo plenamente com tudo. Porém, quais garantias teremos de que os que vierem a sentar na cadeira da presidência não farão o mesmo? Ontem, ainda via a luz no final do túnel, hoje não mais. Muitas ideias, promessas, e muito mais que até hoje não saíram sequer das gavetas. Precisamos de BRASILEIROS que vejam a nação, não como um cofre a ser aberto e sim como um desafio de transformação a ser encarado para os que estão chegando a encontrem muito melhor. Vá em frente.
    Manoel da Silva Filho

    Manoel da Silva Filho 04/11/2011 às 10:01
  • Nosso brasil está uma vergonha,tenho vergonha do nosso pais, pais da fome, da educação,da saúde, do desemprego, pagamos faculdades caras para nossos filhos e sabe o que vem para os agronomos, como é o caso da minha filha formada desde 2008 chamam para vender agrotóxicos........ isso é uma vergonha

    MARLI 04/11/2011 às 16:15
  • já não sei mais o que esperar desse governo, ou melhor, espero sim, que nossa presidente mostre a quer veio por quer até agora estou esperando resultados, afinal ela é a presidente de todos e não do pt...

    macedo 06/11/2011 às 14:45
  • AMIGO SERRA, ASSINO EM BAIXO A SUA MATÉRIA. VOTEI COM VC E VOTARIA DE NOVO, POIS É O MAIS PREPARADO PARA EXERCER O CARGO DE PRESIDENTE DO BRASIL. DESEJO SORTE A DILMA QUE ESTÁ CARREGANDO UM FARDO PESADO QUE É A CORRUPÇÃO QUE INFELISMENTE FICOU GRUDADO EM SEU GOVERNO. FAXINA NELES!!!!!!!!!

    ROGERIO PIRES DE IPIRÁ-BA 06/11/2011 às 17:45
  • E essa situção é ainda pior para os Estados mais pobres, que, infelizmente, ainda precisam contar com a ajuda de recursos federais, esses mesmos recursos que se vão no ralo da corrupção. Pobre do meu Piauí!

    Leonardo 06/11/2011 às 20:24
  • Comentário de Reinaldo Azevedo sobre a "Nova Agenda" do PSDB, que começa hoje.

    ." O PT seqüestrou, com grande habilidade, a agenda da estabilidade, que era do PSDB. O problema é que o equilíbrio passou a ser instável. Nenhuma das duas legendas parece ter muito o que dizer.

    Para brincar com frase conhecida, quase um clichê, para mim, a divergência que faz (ou deveria fazer) diferença “é a política, estúpido!”. E, nesse particular, os tucanos, como tenho apontado amiúde, deixam bastante a desejar. Existe uma imensa dificuldade para explorar os erros do adversário. Não fosse a imprensa, QUE CUMPRE O SEU PAPEL AO DENUNCIAR DESMANDOS E FALCATRUAS, fornecendo, queira ou não, munição à oposição (é assim em qualquer democracia do mundo), ela estaria praticamente muda.

    Um exemplo escandaloso foi o silêncio do PSDB no debate sobre a reforma política. Ela naufragou mais uma vez, é verdade, mas o fato é que o principal partido de oposição não conseguiu produzir, como partido, um miserável documento a respeito.

    Vamos ver. Se o encontro servir para criar alguns desenhos do futuro, bem. Se ficar bordando o passado, terá sido um bom encontro de historiadores da própria obra. Meritória a mais não poder, é verdade".

    Indignado 07/11/2011 às 09:36
  • Prezado José Serra,
    È inquestionável a sua competência para identificar e propor mecanismos para combater esse seriado de "malfeitos" cujo desfecho se resume apenas na viciada troca de um ministro por um cúmplice e a roubalheira escancarada continua sangrando o país.
    Quanto ao título,fico mais com : "A camisa de força de uma presidente-tampão"!
    Endosso a opinião dos demais leitores/eleitores que ainda o PSDB e aliados não sairam dos bastidores para o palco.A hora não é de pensar em candidaturas-felizmente temos muitos fichas-limpas- mas sim de mostrar uma reação mais vigorosa e corajosa,pois todos sabemos que munição para o ataque não falta.Muito pelo contrário,o estoque é alto e diversificado!

    Sônia C Manosi 09/11/2011 às 15:06
  • Prezado Serra,

    Hoje eu ouvi uma entrevista do Aécio Neves na Radio Gaúcha,uma das mais ouvidas no Estado.Sugiro que faças o mesmo.Precisas te mostrar e apresentar as críticas ao atual governo.O PSDB precisa ser realmente oposição.O PT prejudicou muito a administração da governadora Ieda.Que para mim foi das melhores.Una-te ao Aécio.A união vai fazer a diferença.

    Jane

    Jane de PORTO ALegre 10/11/2011 às 11:40
  • Prezado candidato José Serra
    Depois que o Ciro Gomes disse que o Lula se eleito iria incendiar o Brasil e logo depois aceitou uma vaga no seu Ministério cheguei à conclusão deque não era pessoa séria.
    Abraços do
    Marcos Moreira Ferreira
    Angra dos Reis-RJ

    Marcos Moreira Ferreira 21/11/2011 às 18:07

Deixe seu comentário

Formulário de comentário


 caracteres restantes