Nota 181 – Dia Internacional contra a Homofobia

brasil-lgbti-flag-int

Celebrou-se no dia 17 de maio o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

O Brasil tem atuado nos foros internacionais para promover o reconhecimento, promoção e proteção dos direitos de pessoas LGBTI. No âmbito regional, o país tem sido responsável por apresentar, anualmente, a resolução sobre o tema à Assembleia Geral da OEA e apoiou a adoção da Convenção Interamericana contra Toda Forma de Discriminação e Intolerância, a qual faz expressa referência à proibição de discriminação baseada em orientação sexual e identidade de gênero.

No âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH), o Brasil participou diretamente das negociações e copatrocinou, em junho de 2011, durante a 17ª Sessão, a resolução 17/19, intitulada “Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero”, apresentada pela África do Sul. Desde então, o Brasil tem mantido participação ativa nas discussões sobre o tema, em seus diferentes aspectos, no âmbito do CDH.

Veja Também

Nota 234 – Explosões no Aeroporto Ataturk (Istambul)

O Governo brasileiro manifesta sua firme condenação aos atentados que provocaram várias dezenas de vítimas, entre mortos e feridos, no aeroporto Ataturk, na cidade de Istambul, Turquia. Ao transmitir suas…

Nota 194 – Resposta do ministro José Serra ao jornal Financial Times a propósito de artigo sobre o Mercosul

Em resposta ao artigo “Trade pacts: Latin America’s new faultline”, publicado em 24 de maio na edição digital do Financial Times, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, encaminhou ao…

Nota 236 – Concessão de “agrément” ao embaixador do Brasil em Myanmar

O governo brasileiro tem a satisfação de informar que o governo da República da União de Myanmar concedeu agrément a Antonio José Maria de Souza e Silva como embaixador extraordinário e…