Nota 208 – Visita do ministro de Relações Exteriores do Paraguai ao Brasil

paraguai

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, embaixador Eladio Loizaga, realizará visita oficial ao Brasil no dia 8 de junho de 2016, ocasião em que manterá encontro de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Eladio Loizaga será o primeiro chanceler estrangeiro a ser recebido em Brasília pelo ministro José Serra, o que reflete o excelente estado atual das relações entre os dois países.

Serão tratados os principais temas da agenda bilateral, com destaque para a evolução das negociações diplomáticas relativas ao acordo para construção de uma ponte internacional sobre o rio Paraguai, entre as localidades de Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) e Carmelo Peralta (Departamento do Alto Paraguai).

Os chanceleres relançarão o processo de negociação de Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas e tratarão da importância de que tenham início, em breve, as obras da segunda ponte sobre o rio Paraná. Discutirão também a proposta brasileira para criar um Grupo de Trabalho Binacional voltado à gestão transparente em Itaipu.

Serão igualmente examinados temas regionais, como o incremento da cooperação no combate a ilícitos transfronteiriços, o fortalecimento econômico e comercial do MERCOSUL e a agilização da agenda externa do bloco, inclusive no que se refere às negociações com a União Europeia e ao processo de aproximação em curso com a Aliança do Pacífico.

O Brasil é o principal destino das exportações paraguaias e o principal fornecedor de produtos para o Paraguai. Em 2015, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 3,3 bilhões. O comércio bilateral é caracterizado por elevada porcentagem de produtos de alto valor agregado. No ano passado, 93,7% das exportações brasileiras ao Paraguai foram compostas de produtos manufaturados.

Veja Também

Nota 266 – Inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco – Istambul, 17 de julho de 2016

O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a decisão da Unesco de inscrever o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Mundial. A Unesco, ao reconhecer…

Nota 202 – Missão do Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ao Irã

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Rodrigo de Azeredo Santos, fará visita oficial a Teerã entre os dias 10 e 13 de…

Nota 275 – Atentado em Cabul

O governo brasileiro recebeu com consternação a notícia de mais um atentado em Cabul, na manhã de hoje, reivindicado pelo Estado Islâmico, durante uma manifestação pacífica, e que teria feito…