Será realizado, em 23 de junho, na Sala San Tiago Dantas do Palácio Itamaraty, de 9h às 18h30, o Seminário internacional “Um Conselho de Segurança para o Século XXI: Desafios e Perspectivas”, organizado pela Fundação Alexandre de Gusmão e pelo Departamento de Organismos Internacionais do MRE, em parceria com o Instituto Pandiá Calógeras, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Instituto Igarapé.

Na ocasião, serão discutidos os desafios enfrentados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas diante das atuais ameaças à paz e à segurança internacionais, e examinadas as perspectivas futuras para tornar sua estrutura mais adaptada às realidades da política mundial contemporânea. A iniciativa visa a contribuir para que haja maior diálogo com a sociedade civil, a academia e a mídia  acerca do papel do Conselho de Segurança no mundo de hoje.

Em formato de mesa redonda, o evento, que será conduzido em inglês, será aberto à imprensa. Contará com cerca de 30 convidados especiais, entre representantes de governos, instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras, meios de comunicação, forças armadas e sociedade civil.  Contará também com a presença de membros do corpo diplomático, pesquisadores e estudantes.