Nota 248 – IV Reunião Negociadora para a Ampliação e Aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica Nº 53 (ACE 53) entre o Brasil e o México

Realizou-se de 5 a 7 de julho do corrente, em Brasília, a IV Reunião Negociadora para a Ampliação e Aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica Nº 53 (ACE 53), da qual participaram funcionários dos governos da República Federativa do Brasil e dos Estados Unidos Mexicanos.

O objetivo da reunião negociadora foi avançar na revisão e análise de textos das diversas disciplinas que integrarão o aprofundamento do ACE 53, com vistas a que o acordo inclua tanto bens agrícolas como industriais, conforme o mandato dos Presidentes do Brasil e do México de maio de 2015.

As duas delegações demonstram satisfação com a dinâmica das negociações e reafirmaram o compromisso de contar com um acordo ambicioso e equilibrado.

O México representa para o Brasil um mercado potencial de 119,5 milhões de habitantes. As exportações brasileiras para o México são de 3,588 bilhões de dólares. Em 2015, o comércio total entre os dois países chegou a 7,966 bilhões de dólares.

Veja Também

Nota 215 – Calendário de eventos entre 12 e 18 de junho de 2016

4 a 20/JUN – Bled, Eslovênia. 66ª (B) Sessão do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia (CIB). 8 a 17/JUN – Viena, Áustria. 59ª Sessão Plenária do Comitê das…

Nota 208 – Visita do ministro de Relações Exteriores do Paraguai ao Brasil

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, embaixador Eladio Loizaga, realizará visita oficial ao Brasil no dia 8 de junho de 2016, ocasião em que manterá encontro de trabalho com…

Nota 213 – Incidente na Venezuela

O governo brasileiro manifesta sua preocupação com as agressões sofridas por parlamentares hoje em Caracas, as quais reclamam efetiva apuração de responsabilidades e dificultam o diálogo que se faz necessário…