Nota 268 – 20 anos da CPLP

O governo brasileiro registra com satisfação o 20º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), celebrado em 17 de julho.

Ao longo dos últimos vinte anos, a CPLP logrou consolidar-se como plataforma de integração e interlocução entre os países de língua portuguesa e desses com o mundo, tendo-se tornado um organismo internacional com credibilidade junto à comunidade das nações.

“Confirmo o compromisso inequívoco do Brasil com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – compromisso de primeira hora, que muito nos orgulha. Reafirmo a determinação brasileira de seguir concorrendo para a construção do futuro de uma Organização que queremos crescentemente afinada com os valores e com os interesses do conjunto de seus membros”, afirmou o presidente da República em exercício Michel Temer, em mensagem encaminhada à sessão solene comemorativa dos 20 anos da CPLP, realizada hoje, 18 de julho, na sede da organização, em Lisboa.

O Brasil sediará, em 2016, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, ocasião em que assumirá a presidência rotativa da CPLP pelo biênio 2016-2018.

Criada formalmente em 17 de julho de 1996, a CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor-Leste (desde 2002) e Guiné Equatorial (desde 2014).

Veja Também

Nota 208 – Visita do ministro de Relações Exteriores do Paraguai ao Brasil

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, embaixador Eladio Loizaga, realizará visita oficial ao Brasil no dia 8 de junho de 2016, ocasião em que manterá encontro de trabalho com…

Nota 189 – Calendário de eventos entre 29 de maio e 4 de junho de 2016

2/MAI a 10/JUN – Genebra, Suíça. 68ª Sessão da Comissão de Direito Internacional. 17/MAI a 3/JUN – Genebra, Suíça. 72ª Sessão do Comitê dos Direitos da Criança. 23 a 28/MAI…

Nota 277 – Enchentes na China

O governo brasileiro transmite sua solidariedade ao governo e ao povo da China diante da tragédia ocasionada pelas enchentes ocorridas na última semana, que provocaram centenas de vítimas, entre mortos…