O governo brasileiro registra com satisfação o 20º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), celebrado em 17 de julho.

Ao longo dos últimos vinte anos, a CPLP logrou consolidar-se como plataforma de integração e interlocução entre os países de língua portuguesa e desses com o mundo, tendo-se tornado um organismo internacional com credibilidade junto à comunidade das nações.

“Confirmo o compromisso inequívoco do Brasil com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – compromisso de primeira hora, que muito nos orgulha. Reafirmo a determinação brasileira de seguir concorrendo para a construção do futuro de uma Organização que queremos crescentemente afinada com os valores e com os interesses do conjunto de seus membros”, afirmou o presidente da República em exercício Michel Temer, em mensagem encaminhada à sessão solene comemorativa dos 20 anos da CPLP, realizada hoje, 18 de julho, na sede da organização, em Lisboa.

O Brasil sediará, em 2016, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, ocasião em que assumirá a presidência rotativa da CPLP pelo biênio 2016-2018.

Criada formalmente em 17 de julho de 1996, a CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor-Leste (desde 2002) e Guiné Equatorial (desde 2014).