Nota 269 – Situação na Turquia

O governo brasileiro registra o fim, graças a esforço que contou com a participação da sociedade civil e o apoio unânime dos partidos políticos representados no Parlamento turco, do lamentável episódio que vitimou centenas de pessoas na Turquia no último dia 15 de julho.

Manifestamos, contudo, nossa preocupação com relatos de cerceamento de liberdades individuais de milhares de membros do Poder Judiciário, incluindo juízes e procuradores, na sequência daquele episódio.

O governo brasileiro continua a acompanhar com atenção os eventos na Turquia e espera que a paz e a tranquilidade institucional sejam plenamente restabelecidas naquele país amigo.

José Serra
Ministro das Relações Exteriores

Veja Também

Nota 234 – Explosões no Aeroporto Ataturk (Istambul)

O Governo brasileiro manifesta sua firme condenação aos atentados que provocaram várias dezenas de vítimas, entre mortos e feridos, no aeroporto Ataturk, na cidade de Istambul, Turquia. Ao transmitir suas…

Nota 180 – Discurso do ministro José Serra por ocasião da cerimônia de transmissão do cargo de ministro de estado das Relações Exteriores

Queria saudar inicialmente o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; O presidente do STJ, ministro Francisco Falcão; Ministro Herman Benjamin, ministro Rogério Schietti e ministro Paulo Moura; Queria cumprimentar,…

Nota 206 – Resposta ao vírus Zika no contexto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reiterado o entendimento de que a situação da incidência do vírus Zika no Brasil não é motivo para recomendações que possam sugerir a…