# Quem é _

José Serra

“Temos ódio e nojo à ditadura”

Dr. Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de 1988.

_______

Uma vida dedicada ao enfrentamento
das grandes questões sociais do País

A trajetória de José Serra está intimamente ligada à história do Brasil de meados do século XX em diante. São 60 anos de atividade pública, desde a eleição para a presidência da União Estadual dos Estudantes (UEE), em 1962. Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), perseguido pelo regime militar, exilado, voltou ao Brasil em 1978. Foi secretário de Economia e Planejamento do governo de São Paulo, deputado federal, senador, ministro do Planejamento, da Saúde e das Relações Exteriores, prefeito da capital paulista e governador de São Paulo.

Serra, 80 anos, um homem público gigante que teve participação direta nas principais conquistas do povo brasileiro. Sua defesa intransigente da democracia cobrou um preço caro na sua juventude: durante a Ditadura, sofreu as consequências das arbitrariedades a que a nação foi submetida. 

Resiliente, nunca abriu mão de seus princípios e sonhos. Nunca abriu mão do Brasil.
Tem como princípios a defesa da soberania popular, o enfrentamento das desigualdades sociais e a formulação de políticas efetivas e justas. José Serra sempre a serviço a São Paulo e do Brasil.

0
Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo
0
Deputado Federal
0
Ministro da Saúde
0
Prefeito de São Paulo
0
Governador do Estado de São Paulo
0
Senador
0
Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo
0
Deputado federal
0
Ministro da Saúde
0
Prefeito de São Paulo
0
Governador do Estado de São Paulo
0
Senador

1983/1986

Secretário de Estado de Economia e Planejamento de São Paulo

Serra teve grande destaque como secretário de Economia e Planejamento do governo paulista na gestão de Franco Montoro, entre 1983 e 1986. A responsabilidade com o dinheiro público foi demonstrada na redução de despesas, na aplicação eficiente dos recursos disponíveis e na reorganização das estatais. A administração, antes endividada, conseguiu zerar o déficit orçamentário e teve recursos para viabilizar projetos importantes, como a expansão do metrô na Zona Leste da capital, do Tatuapé a Itaquera, a duplicação do número de leitos em hospitais públicos e a expansão do saneamento básico, que resultou em diminuição de 25% na mortalidade infantil.

1987/1994

Deputado Federal

Eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, José Serra elaborou a emenda que tornou possível o pagamento do seguro-desemprego. Também foi o responsável pela viabilização do seguro-defeso, que garante fonte de renda aos pescadores nas épocas do ano em que a pesca é proibida. Reconhecido pelos eleitores, foi reeleito deputado federal com a maior votação do Estado e teve atuação decisiva na CPI do Orçamento, que resultou na cassação de seis parlamentares e na renúncia de outros quatro. A ampliação dos recursos para a Previdência Social e o aumento para aposentados foram outras conquistas com as quais contribuiu diretamente.

1995/1998

Senador e ministro do Planejamento e Orçamento

Serra foi o ministro do Planejamento no início do governo Fernando Henrique, com a responsabilidade de consolidar a implementação do Plano Real. Reduziu despesas e teve participação direta no processo de desestatização. Viabilizou o investimento de R$ 18 bilhões em saneamento, habitação e desenvolvimento urbano. Em 1996, assume o mandato de senador, para o qual havia sido eleito com 6,5 milhões de votos. A nova regulamentação do sistema financeiro nacional, que se arrastava sem solução desde a promulgação da Constituição de 1988, foi uma das suas conquistas no Senado.

1998/2002

Ministro da Saúde

O trabalho de Serra no Ministério da Saúde no segundo mandato do presidente Fernando Henrique foi decisivo para que ele fosse escolhido como candidato do governo à Presidência em 2002. Foram inúmeras realizações, entre as quais a introdução dos medicamentos genéricos nas farmácias e a realização de um programa de prevenção e tratamento de Aids que se tornou referência no mundo todo. A criação da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que protege contra gripe, pneumonia e tétano, resultou em diminuição significativa das internações hospitalares relacionadas a essas doenças. Os Mutirões de Cirurgia aceleraram diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades.

2005/2006

Prefeito de São Paulo

Eleito para administrar a maior cidade do País, Serra encontrou um município endividado e sem capacidade de investimento. Conseguiu organizar as finanças sem elevar impostos e ainda acabou com a taxa do lixo, criada na gestão que o antecedeu. Instituiu o programa Mãe Paulistana, para atendimento da gestante durante toda a gravidez e no pós-parto até o aniversário de um ano da criança. Começou a construção de 5 novos CEUs, implementou o Bilhete Único Integrado nos transportes e viabilizou o Expresso Tiradentes, iniciado em 1997 com o nome de Fura-Fila e nunca entregue. Deu início à Virada Cultural, com centenas de atrações gratuitas pela cidade.

2007/2010

Governador do Estado de São Paulo

Eleito no 1º turno, com mais de 12 milhões de votos, Serra fez no governo paulista um de seus grandes trabalhos e mais uma vez se credenciou a disputar a Presidência da República. São inúmeras realizações importantes na gestão: a criação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), a inauguração do Instituto do Câncer, referência na América Latina, a implementação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, para pessoas com deficiência, o Museu Catavento, o Museu do Futebol, a ampliação das Escolas Técnicas (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e do Poupatempo, a abertura das Fábricas de Cultura, entre muitas outras.

2015/2016 até hoje

Senador

Em toda sua trajetória pública, José Serra combateu o que considera um dos males da política populista e demagógica à qual sempre se opôs: conceder benefícios sem que haja recursos para sustentá-los. Eleito em 2014 para o Senado, foi o único senador a votar contra a PEC que permitiu o aumento das despesas públicas, furando o teto de gastos, medida que considera irresponsável, especialmente diante do cenário econômico adverso enfrentado pelo País, e prejudicial à imagem do Brasil no exterior, comprometendo em consequência a atração de investimentos.

Uma vida a serviço de
São Paulo e do Brasil

Serra teve participação direta nas conquistas da democracia brasileira e sofreu as consequências das arbitrariedades a que a nação foi submetida. Tem como princípios a defesa da soberania popular, o enfrentamento das desigualdades sociais e a formulação de políticas efetivas e justas.

Serra uma vida de Realizações

Realizações

Serra sempre trabalhando por São Paulo