Projeto de lei permite que estados e municípios acessem 70% dos depósitos judiciais

Brasília – O senador José Serra (PSDB-SP) apresentou nesta terça-feira (31/03) projeto de lei que permite aos estados e municípios acessarem até 70% dos recursos dos depósitos judiciais e administrativos, desde que constituam um fundo de reserva de 30% para fazer frente a eventuais derrotas na justiça. Os recursos serão utilizados para pagamentos de precatórios, dívidas consolidadas, investimentos e despesas previdenciárias. Além disso, 10% dos novos recursos poderão ser destinados a fundos garantidores de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a outros tipos de garantias de investimentos em infraestrutura.

Serra destaca que a medida permitirá um acréscimo aos orçamentos estaduais e municipais de R$ 21 bilhões de reais no primeiro ano de vigência das novas regras. Para os próximos anos, a receita giraria em torno de R$ 1,6 bilhão anuais. “Os estados e municípios estão em grave situação fiscal. As receitas próprias e as transferências de recursos do governo federal são pífias”, afirma o senador.

De acordo com o projeto, os depósitos judiciais não tributários serão incluídos no montante a ser transformado em receitas efetivas já no curto prazo. O senador diz que as novas medidas vão beneficiar os governos locais, principalmente em um quadro de baixas expectativas para o desempenho da economia brasileira e, portanto, das receitas fiscais.

“Isso ajudará a aliviar as finanças públicas regionais e locais, sem prejuízo ao equilíbrio fiscal”, destaca Serra.

Além disso, a proposta determina que os tribunais e os bancos realizem as transferências do recurso para o estado ou o município em até 48 horas após a assinatura do termo de compromisso pelo governo.

 

Veja Também

Aprovado na CCJ projeto que isenta de laudêmio os terrenos de marinha em perímetros urbanos

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (08/07) o projeto de lei, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que isenta do pagamento…

Pezão defende no Senado projeto que muda o modelo atual de exploração do pré-sal

Do Jornal do Brasil O governador Luiz Fernando Pezão defendeu, nesta quarta-feira (26/8), no Senado Federal, a aprovação do projeto do senador José Serra que acaba com a obrigatoriedade de…

Ajuste fiscal: quantidade e qualidade

Felizmente, começa a ser levado em conta o enfoque qualitativo dos gastos e da tributação O Estado de S.Paulo 26 Julho 2018 As propostas de enfrentamento dos problemas fiscais brasileiros…