Serra é homenageado nos 20 anos da Anvisa

O senador José Serra (PSDB-SP) foi homenageado na solenidade de 20 anos de criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esta tarde (29), em Brasília.
Quando ministro da Saúde, Serra idealizou a agência que hoje tem reconhecimento internacional e teve papel fundamental na qualidade dos medicamentos no Brasil e na ampliação do acesso da população aos genéricos. Foi também a Anvisa que garantiu a quebra de patente no país no caso das drogas para tratar portadores do HIV, em 2001.
“Não bastava criar uma agência reguladora, foi necessário dotá-la de independência para as decisões técnicas, de autonomia financeira para o dia a dia e de profissionais que dessem suporte à criação de uma base de inteligência e sustentabilidade”, disse o senador.
Para ele, sem uma instituição de credibilidade como a Anvisa, para validar os testes e registrar os genéricos, seria impossível convencer a população de que a troca do remédio de marca era segura.
“Em média 40% mais baratos que os produtos de marca, os genéricos ampliaram as opções do consumidor. Hoje, representam mais de 30% das vendas do mercado farmacêutico”, destacou Serra, , que disse sentir-se honrado com a homenagem.
O evento contou com a presença de servidores, representantes dos setores produtivos e da sociedade civil organizada, além de membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Veja Também

Artigo na Folha: “A má sorte paulistana”

A má sorte paulistana Folha de S.Paulo 6 de outubro de 1988 O lugar geométrico das carências e das desigualdades no Brasil, nas últimas décadas, tem se deslocado a toda…

Aditivos fatais

Eles são usados pela indústria do tabaco para mascarar os efeitos da nicotina   O Estado de S. Paulo   25 Outubro 2018   O tabagismo mata cerca de 6…

Artigo: Nada além dos fatos

O Estado de S. Paulo, 14 de março de 2013 Ao retomar esta coluna, volto a um tema recorrente em meus artigos anteriores: a desindustrialização brasileira. Ela se reflete no…