Serra propõe ao PSDB retomar o debate sobre o parlamentarismo

Brasília – O senador José Serra (PSDB-SP) sugeriu a retomada do debate sobre a implantação do parlamentarismo no país, durante a 12ª Convenção Nacional do PSDB, realizada no último final de semana, em Brasília.

“Procuraríamos a melhor maneira de preparar o novo sistema, seja por meio de um projeto bem feito que promova a reforma partidária, seja por intermédio de um grande entendimento político”, explicou o tucano, que acredita em uma mudança já para as eleições de 2018.

Segundo Serra, acabar com a crise que o país enfrenta e reencontrar o caminho do desenvolvimento exige uma grande reforma política, pois o atual modelo é um “fracasso”. Ele cita que no parlamentarismo, quando o governo vai mal, é trocado, sem grandes traumas. No presidencialismo o processo é sempre traumático, paralisa o país. O mandato do primeiro-ministro – o chefe de governo – não tem duração definido e permanece no cargo enquanto tiver apoio parlamentar e governe corretamente.

“O presidencialismo é o sistema do antagonismo entre eles: Executivo forte, Congresso fraco. Congresso forte, Executivo fraco. É o retrato da nossa triste realidade”, disse o senador.

O sistema parlamentarista é a única medida de reforma política que faz parte do programa de fundação do PSDB, partido que José Serra foi um dos fundadores ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos ex-governadores Mário Covas, Franco Montoro e José Richa. No modelo parlamentarista, os eleitores escolhem o presidente, que escolhe um primeiro-ministro, que dispõe de maioria na Câmara dos Deputados.

Veja Também

Emenda dos depósitos judiciais segue para a sanção presidencial

Brasília – A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30/06) a emenda ao Projeto de Lei da Câmara – Complementar 37/2015, que permite aos estados e municípios acessar até 70%…

Senadores apresentam moção de solidariedade ao povo armênio

Brasília – Os senadores José Serra e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentaram nesta quinta-feira (21/05) requerimento de moção de solidariedade à população da Armênia pelo centenário do genocídio de mais…

Governo sanciona emenda dos depósitos judiciais – 06/08/2015

A emenda de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que permite aos estados e municípios se apropriarem de até 70% dos depósitos judiciais e administrativos, foi sancionada nesta quinta-feira pela…