Serra propõe ao PSDB retomar o debate sobre o parlamentarismo

Brasília – O senador José Serra (PSDB-SP) sugeriu a retomada do debate sobre a implantação do parlamentarismo no país, durante a 12ª Convenção Nacional do PSDB, realizada no último final de semana, em Brasília.

“Procuraríamos a melhor maneira de preparar o novo sistema, seja por meio de um projeto bem feito que promova a reforma partidária, seja por intermédio de um grande entendimento político”, explicou o tucano, que acredita em uma mudança já para as eleições de 2018.

Segundo Serra, acabar com a crise que o país enfrenta e reencontrar o caminho do desenvolvimento exige uma grande reforma política, pois o atual modelo é um “fracasso”. Ele cita que no parlamentarismo, quando o governo vai mal, é trocado, sem grandes traumas. No presidencialismo o processo é sempre traumático, paralisa o país. O mandato do primeiro-ministro – o chefe de governo – não tem duração definido e permanece no cargo enquanto tiver apoio parlamentar e governe corretamente.

“O presidencialismo é o sistema do antagonismo entre eles: Executivo forte, Congresso fraco. Congresso forte, Executivo fraco. É o retrato da nossa triste realidade”, disse o senador.

O sistema parlamentarista é a única medida de reforma política que faz parte do programa de fundação do PSDB, partido que José Serra foi um dos fundadores ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos ex-governadores Mário Covas, Franco Montoro e José Richa. No modelo parlamentarista, os eleitores escolhem o presidente, que escolhe um primeiro-ministro, que dispõe de maioria na Câmara dos Deputados.

Veja Também

Discurso de encerramento do UNICA Forum 2016

São Paulo, 28 de novembro de 2016 É um grande prazer e uma honra para mim o convite para participar do “UNICA Forum” 2016. Agradeço a você, Elizabeth, e, por…

Serra apresenta emenda que obriga o BNDES a publicar demonstrativos na internet

Brasília – O senador José Serra apresentou nesta quinta-feira (04/02) emenda à Medida Provisória 663/2014 que prevê mais transparência nas operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)….

Serra: proposta vai aprimorar a gestão pública no Brasil

Brasília – O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que a criação de uma instituição fiscal independente – conforme prevista na proposta de emenda à Constituição nº 83/2015, de autoria do…