Serra propõe ao PSDB retomar o debate sobre o parlamentarismo

Brasília – O senador José Serra (PSDB-SP) sugeriu a retomada do debate sobre a implantação do parlamentarismo no país, durante a 12ª Convenção Nacional do PSDB, realizada no último final de semana, em Brasília.

“Procuraríamos a melhor maneira de preparar o novo sistema, seja por meio de um projeto bem feito que promova a reforma partidária, seja por intermédio de um grande entendimento político”, explicou o tucano, que acredita em uma mudança já para as eleições de 2018.

Segundo Serra, acabar com a crise que o país enfrenta e reencontrar o caminho do desenvolvimento exige uma grande reforma política, pois o atual modelo é um “fracasso”. Ele cita que no parlamentarismo, quando o governo vai mal, é trocado, sem grandes traumas. No presidencialismo o processo é sempre traumático, paralisa o país. O mandato do primeiro-ministro – o chefe de governo – não tem duração definido e permanece no cargo enquanto tiver apoio parlamentar e governe corretamente.

“O presidencialismo é o sistema do antagonismo entre eles: Executivo forte, Congresso fraco. Congresso forte, Executivo fraco. É o retrato da nossa triste realidade”, disse o senador.

O sistema parlamentarista é a única medida de reforma política que faz parte do programa de fundação do PSDB, partido que José Serra foi um dos fundadores ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos ex-governadores Mário Covas, Franco Montoro e José Richa. No modelo parlamentarista, os eleitores escolhem o presidente, que escolhe um primeiro-ministro, que dispõe de maioria na Câmara dos Deputados.

Veja Também

Resistência à ida do Coaf para o BC cresce em comissão

A resistência à ida do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central aumentou entre os parlamentares integrantes da Comissão Mista da Medida Provisória 893/2019, presidida…

Serra propõe isenção de laudêmio nos terrenos de Marinha em perímetros urbanos

O senador José Serra (PSDB/SP) apresentou nesta quarta (03/06) o projeto de lei 342/2015, que isenta do pagamento de laudêmio os proprietários de imóveis localizados nos terrenos de marinha em…

Artigo no Estadão: “Uma péssima cartada”

Uma péssima cartada Os danos da legalização da jogatina são muito maiores que os seus poucos benefícios O Estado de S.Paulo 23 de novembro de 2017 O Senado está examinando…