Serra recebe o governador de Miranda Henrique Capriles

Serra recebe o governador de Miranda Henrique Capriles

O Ministro José Serra recebeu hoje, 14 de junho, a visita de Henrique Capriles, Governador do estado de Miranda, importante liderança da oposição venezuelana, e principal defensor da via eleitoral, democrática e pacífica, para o encaminhamento da grave crise que afeta aquele país.

No encontro, foi discutida a situação política, econômica, humanitária e de direitos humanos que aflige a Venezuela. O relato do Governador Capriles confirma a urgência de um encaminhamento para a crise venezuelana.

O Ministro José Serra reiterou a preocupação do Brasil e a disposição de contribuir para a busca de soluções, sempre com vistas a preservar a democracia e aliviar o sofrimento da população. O Brasil gostaria de ver restaurado um canal de diálogo entre o governo e a oposição. No entanto, tal diálogo, para ser válido, deve ser de boa-fé, efetivo e de natureza não-procrastinatória.

O Ministro e o Governador conversaram sobre as iniciativas em curso no âmbito da OEA, da UNASUL e do Mercosul e sobre o andamento do processo de convocação de referendo revogatório. O Ministro assinalou que o Brasil vê com bons olhos essa alternativa.

O Ministro Serra enfatizou o imperativo de que sejam plenamente respeitadas a constituição e as leis venezuelanas e, nesse sentido, a independência e as prerrogativas dos diferentes poderes do Estado, de modo a que prevaleça a vontade soberana do povo venezuelano.

O Ministro Serra ressaltou a particular preocupação do Governo brasileiro com a questão humanitária, em especial a grave escassez de medicamentos, e renovou a disposição do governo brasileiro de doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, por intermédio de organizações internacionais.

O Ministro reiterou sua preocupação com prisões arbitrárias e recordou que o governo venezuelano tem o dever de garantir a liberdade de expressão e o pleno respeito aos direitos humanos de todos os cidadãos do país.

Veja Também

Emenda dos depósitos judiciais segue para a sanção presidencial

Brasília – A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30/06) a emenda ao Projeto de Lei da Câmara – Complementar 37/2015, que permite aos estados e municípios acessar até 70%…

Discurso em homenagem às vítimas do acidente aéreo na Colômbia

Discurso do ministro José Serra por ocasião da homenagem à Chapecoense – Medellín, 30 de novembro de 2016 ¡Muchas gracias, Colombia! De corazón, ¡muchísimas gracias! En estos momentos de gran…

Projetos de José Serra estão na pauta do Plenário

Três projetos do senador José Serra (PSDB-SP) estão na ordem do dia do Plenário nesta semana.  Dois deles estão em regime de urgência e têm prioridade de votação: o projeto de…