Serra recebe o governador de Miranda Henrique Capriles

Serra recebe o governador de Miranda Henrique Capriles

O Ministro José Serra recebeu hoje, 14 de junho, a visita de Henrique Capriles, Governador do estado de Miranda, importante liderança da oposição venezuelana, e principal defensor da via eleitoral, democrática e pacífica, para o encaminhamento da grave crise que afeta aquele país.

No encontro, foi discutida a situação política, econômica, humanitária e de direitos humanos que aflige a Venezuela. O relato do Governador Capriles confirma a urgência de um encaminhamento para a crise venezuelana.

O Ministro José Serra reiterou a preocupação do Brasil e a disposição de contribuir para a busca de soluções, sempre com vistas a preservar a democracia e aliviar o sofrimento da população. O Brasil gostaria de ver restaurado um canal de diálogo entre o governo e a oposição. No entanto, tal diálogo, para ser válido, deve ser de boa-fé, efetivo e de natureza não-procrastinatória.

O Ministro e o Governador conversaram sobre as iniciativas em curso no âmbito da OEA, da UNASUL e do Mercosul e sobre o andamento do processo de convocação de referendo revogatório. O Ministro assinalou que o Brasil vê com bons olhos essa alternativa.

O Ministro Serra enfatizou o imperativo de que sejam plenamente respeitadas a constituição e as leis venezuelanas e, nesse sentido, a independência e as prerrogativas dos diferentes poderes do Estado, de modo a que prevaleça a vontade soberana do povo venezuelano.

O Ministro Serra ressaltou a particular preocupação do Governo brasileiro com a questão humanitária, em especial a grave escassez de medicamentos, e renovou a disposição do governo brasileiro de doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, por intermédio de organizações internacionais.

O Ministro reiterou sua preocupação com prisões arbitrárias e recordou que o governo venezuelano tem o dever de garantir a liberdade de expressão e o pleno respeito aos direitos humanos de todos os cidadãos do país.

Veja Também

Projeto que estende a “PEC da Bengala” para todo o serviço público é aprovado na CCJ e segue para o Plenário 

O projeto de lei complementar 274/2015 que estende para os 75 anos a aposentadoria compulsória de todos os servidores públicos, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além do Ministério…

Artigo no Estadão: “A saúde na emergência”

A saúde na emergência É necessário encontrar novas fontes para financiá-la, com melhor gestão e planejamento O Estado de S.Paulo 12 de abril de 2018 No último domingo o Estadão…

Projeto que institui linhas de crédito aos hospitais filantrópicos é aprovado na CAS

Brasília – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (27/04) o projeto de lei (PLS 744/2015) que cria linhas de crédito com recursos da…