Serra visita AME de Carapicuíba; modelo inovador de atendimento foi implantado durante seu governo

Após uma semana intensa de atividades parlamentares em Brasília, o senador José Serra (PSDB/SP) realizou na última  sexta-feira (22) uma visita  ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Carapicuíba, na zona oeste da Grande São Paulo, a convite do prefeito Marcos Neves (PV/SP).

Depois da visita ao AME, Serra foi ver “in loco” a policlínica municipal da cidade,  acompanhado do prefeito e de vereadores do município.  “Saúde é um serviço sem fim. O máximo que a gente pode fazer sempre é que hoje seja melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Mas sempre vai ter demanda crescente, o que é bom. Fico feliz em rever o AME de Carapicuíba funcionando bem, porque aqui e em São Paulo como um todo o ponto de estrangulamento não é a falta de hospitais  mas a dificuldade de oferta satisfatória de consultas e exames”, ressaltou.

Como governador do Estado, Serra criou os primeiros 37 dos 60 AMEs de São Paulo. Unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas e exames, os AMEs ajudam a aliviar o fluxo de atendimento dos hospitais. O modelo inspirou, inclusive, a criação federal das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A unidade de Carapicuíba foi entregue por Serra em 9 de dezembro de 2008. Possui 19 especialidades médicas e oferece em média 10 mil consultas por mês, 5 mil exames e outro 5 mil atendimentos de fisioterapia. Moradores de cidades vizinhas utilizam bastante esses serviços, já que a cidade é a segunda mais populosa da microrregião de Osasco, que também inclui Barueri, Cotia e Jandira.

Desde 2015 alguns AMEs de São Paulo são dotados de centro cirúrgico e hospital/dia para pequenas e médias cirurgias, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes: as unidades Ame Mais.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados. Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais, por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Veja Também

Ajuste fiscal: quantidade e qualidade

Felizmente, começa a ser levado em conta o enfoque qualitativo dos gastos e da tributação O Estado de S.Paulo 26 Julho 2018 As propostas de enfrentamento dos problemas fiscais brasileiros…

Menos juros, mais desenvolvimento

Mudança para melhor exige compromisso efetivo com as reformas estruturais da economia   José Serra, senador (PSDB-SP) 14 Fevereiro 2019, O Estado de São Paulo   Não é novidade afirmar…

À espera de um milagre

Autoridades precisam mostrar ao povo seu plano para retirar a economia do atoleiro *JOSÉ SERRA, O Estado de S.Paulo 09 de maio de 2019 O quadro geral da economia brasileira…