Serra visita AME de Carapicuíba; modelo inovador de atendimento foi implantado durante seu governo

Após uma semana intensa de atividades parlamentares em Brasília, o senador José Serra (PSDB/SP) realizou na última  sexta-feira (22) uma visita  ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Carapicuíba, na zona oeste da Grande São Paulo, a convite do prefeito Marcos Neves (PV/SP).

Depois da visita ao AME, Serra foi ver “in loco” a policlínica municipal da cidade,  acompanhado do prefeito e de vereadores do município.  “Saúde é um serviço sem fim. O máximo que a gente pode fazer sempre é que hoje seja melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Mas sempre vai ter demanda crescente, o que é bom. Fico feliz em rever o AME de Carapicuíba funcionando bem, porque aqui e em São Paulo como um todo o ponto de estrangulamento não é a falta de hospitais  mas a dificuldade de oferta satisfatória de consultas e exames”, ressaltou.

Como governador do Estado, Serra criou os primeiros 37 dos 60 AMEs de São Paulo. Unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas e exames, os AMEs ajudam a aliviar o fluxo de atendimento dos hospitais. O modelo inspirou, inclusive, a criação federal das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A unidade de Carapicuíba foi entregue por Serra em 9 de dezembro de 2008. Possui 19 especialidades médicas e oferece em média 10 mil consultas por mês, 5 mil exames e outro 5 mil atendimentos de fisioterapia. Moradores de cidades vizinhas utilizam bastante esses serviços, já que a cidade é a segunda mais populosa da microrregião de Osasco, que também inclui Barueri, Cotia e Jandira.

Desde 2015 alguns AMEs de São Paulo são dotados de centro cirúrgico e hospital/dia para pequenas e médias cirurgias, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes: as unidades Ame Mais.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados. Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais, por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Veja Também

Regime especial de pagamento de precatórios passa na CCJ e vai a Plenário

Da Agência Senado A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 152/2015, que cria novo regime especial…

Entropia exponencial

Urge reformar o sistema eleitoral, causa da fragmentação partidária que gangrena a política JOSÉ SERRA* O Estado de S.Paulo 11 de abril de 2019 | 03h00 É tentador atribuir os…

Plano não se financia com corte de gasto, diz Medeiros

Plano não se financia com corte de gasto, diz Medeiros Segundo especialista, prefeitos e governadores são nova força política em defesa da renda básica universal e de maior tributação no…