Nota 192 – Visita do ministro José Serra a Cabo Verde

brasil-caboverde

Hoje, 28 de maio, o ministro José Serra realizará visita oficial a Cabo Verde, ocasião em que manterá reuniões de trabalho com seu homólogo cabo-verdiano, Luis Filipe Tavares, com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e com o presidente Jorge Carlos Fonseca.

Trata-se da primeira visita do ministro Serra à África desde que assumiu o Itamaraty, demonstração de que as relações com o continente continuam prioritárias na política externa brasileira.

A agenda com Cabo Verde é diversificada. Trata-se de um dos grandes parceiros de cooperação brasileira, bem como do principal beneficiário do Programa de Estudantes–Convênio de Graduação (PEC-G) – que, desde 2000, possibilitou o envio de quase 3.000 estudantes cabo-verdianos para universidades brasileiras. Desde 2013, está em atividade o Núcleo de Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, com o objetivo de auxiliar a formação de pessoal da Marinha cabo-verdiana. A visita constituirá também oportunidade para que se busquem novos campos de cooperação econômica.

Veja Também

Nota 193 – Participação do Ministro José Serra nas reuniões ministeriais da OCDE e da OMC

O Ministro das Relações Exteriores José Serra participará da Reunião Ministerial anual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), presidida pela Presidente Michelle Bachelet do Chile, nos…

Nota 218 – Visita do Governador Henrique Capriles

O Ministro José Serra recebeu hoje, 14 de junho, a visita de Henrique Capriles, Governador do estado de Miranda, importante liderança da oposição venezuelana, e principal defensor da via eleitoral,…

Nota 233 – Concessão de agrément ao embaixador do Brasil na Côte d’Ivoire

O governo brasileiro tem a satisfação de informar que o governo da República da Côte d’Ivoire concedeu agrément a Bruno Luiz dos Santos Cobuccio como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil…