Nota 266 – Inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco – Istambul, 17 de julho de 2016

O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a decisão da Unesco de inscrever o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Mundial.

A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras. Essa abordagem pioneira, fruto da colaboração entre Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, entre outros grandes artistas, criou uma nova linguagem arquitetônica fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem.

A decisão recomenda também que o Brasil restaure elementos do complexo, amplie o plano de gestão para incorporar os compromissos assumidos no processo de avaliação da candidatura, estabeleça uma estratégia de turismo para a área e adote medidas para melhorar a qualidade da água da lagoa. Essas providências exigirão a ação conjunta dos governos federal, estadual e municipal, em harmonia com a comunidade local.

O êxito da candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha, que passa a ser o 20º bem brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, somente foi possível graças à participação ativa da sociedade civil e ao trabalho coordenado do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ministério das Relações Exteriores
Ministério da Cultura

Veja Também

Nota 230 – Reunião de negociadores-chefe do Mercosul e da União Europeia

O governo brasileiro expressa sua satisfação com a reunião de negociadores-chefe do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia, realizada em Montevidéu, em 22 e 23 de junho corrente. Na ocasião, os…

Nota 261 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos, Bert Koenders – Rio de Janeiro e Brasília, 15 a 19 de julho de 2016

O Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, Bert Koenders, realiza visita ao Brasil no período de 15 e 19 de julho. No dia 18, em Brasília, o Ministro neerlandês…

Nota 264 – Situação na Turquia

Na expectativa de informações mais precisas sobre os eventos em curso na Turquia, o governo brasileiro acompanha com atenção a evolução da situação e recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou…