Nota 266 – Inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco – Istambul, 17 de julho de 2016

O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a decisão da Unesco de inscrever o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Mundial.

A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras. Essa abordagem pioneira, fruto da colaboração entre Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, entre outros grandes artistas, criou uma nova linguagem arquitetônica fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem.

A decisão recomenda também que o Brasil restaure elementos do complexo, amplie o plano de gestão para incorporar os compromissos assumidos no processo de avaliação da candidatura, estabeleça uma estratégia de turismo para a área e adote medidas para melhorar a qualidade da água da lagoa. Essas providências exigirão a ação conjunta dos governos federal, estadual e municipal, em harmonia com a comunidade local.

O êxito da candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha, que passa a ser o 20º bem brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, somente foi possível graças à participação ativa da sociedade civil e ao trabalho coordenado do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ministério das Relações Exteriores
Ministério da Cultura

Veja Também

Nota 276 – Atentados no Iraque

O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, dos atentados perpetrados hoje em áreas de grande circulação de civis na cidade de Bagdá, que deixaram cerca de 15 vítimas fatais, além…

Nota 209 – Concessão de “agrément” ao embaixador da República do Malawi

O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Brian Granthen Bowler como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República do Malawi no Brasil. O Brasil e…

Nota 201 – Calendário de eventos entre 5 e 11 de junho de 2016

2/MAI a 10/JUN – Genebra, Suíça. 68ª Sessão da Comissão de Direito Internacional. 30/MAI a 11/JUN – Genebra, Suíça. 105ª Conferência Internacional do Trabalho. 4 a 20/JUN – Bled, Eslovênia….