Reforma política: emendas de Serra são aprovadas no Senado

Brasília – Duas emendas ao projeto de reforma política, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), foram aprovadas na noite desta quarta-feira (02/09) no Senado. As propostas alteram regras para participação dos debates eleitorais e suprimem a exigência do domicílio eleitoral.

De acordo com o texto aprovado no plenário, no caso de segundo turno, os candidatos a governador e a presidente devem participar de até três debates televisivos. Na ausência de um dos candidatos, o debate deverá ser realizado com o candidato que compareceu,  que poderá utilizar o tempo reservado ao oponente que se ausentou.

“É um absurdo que um candidato possa se ausentar do um debate subtraindo do eleitorado a chance de avaliá-lo em situação de absoluta transparência”, disse José Serra. “No debate eliminam-se disfarces que as modernas técnicas de propaganda emprestam aos candidatos”, acrescenta.

A outra emenda aprovada no Senado acaba com a exigência, prevista na Lei nº 9.504/1997, para que o candidato que quiser concorrer às eleições deva  ter domicílio eleitoral na região da disputa pele menos um ano antes do pleito.

“Cabe ao eleitor, e não à lei, definir se o candidato pode legitimamente representá-la. Se ele julgar negativa essa circunstância, o candidato será punido com baixa votação”, defendeu Serra.

O pacote de medidas que compõe a reforma política (PLC 75/2015), aprovadas ontem no Senado, ainda terá redação final votada antes de ser encaminhado à Câmara dos Deputados.

Veja Também

Serra propõe isenção de laudêmio nos terrenos de Marinha em perímetros urbanos

O senador José Serra (PSDB/SP) apresentou nesta quarta (03/06) o projeto de lei 342/2015, que isenta do pagamento de laudêmio os proprietários de imóveis localizados nos terrenos de marinha em…

Discurso no encerramento do seminário “Cómo Hacer Negocios con Brasil”

Madri, 23 de novembro de 2016 Excelentísimo Alfonso Dastis, Ministro de las Relaciones Exteriores y de Cooperación, Excelentísima María Luisa Poncela, Secretaria de Estado de Comercio, Excelentísimo Embajador de Brasil…

Entrevista ao Valor Econômico “Reforma não é tudo ou nada”

  Por Ribamar Oliveira e Vandson Lima | De Brasília O senador José Serra (PSDB-SP) considera que “apostar todas as fichas na reforma da Previdência para fomentar o crescimento econômico…